Bo-Zushi


Bo-Zushi


Tipo de Culinária: Japão
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 8 porções
Receita originária do Japão.

Mesmo com a popularização da comida japonesa no Brasil, muitas pessoas ainda confundem o sushi com o sashimi. Para tirar qualquer dúvida que resta vamos ver as diferenças. Sashimi são fatias de peixe cru ou frutos do mar, que às vezes podem ser cozidos como o polvo. O que caracteriza o sushi é o arroz avinagrado, o recheio ou a cobertura não precisam ser necessariamente peixes crus, existem muitas outras opções como vegetais, carnes ou peixes cozidos.
Vamos fazer um sushi chamado bo-zushi que é uma variedade pouco comum nos restaurantes aqui no Brasil. Ele é prensado a mão com a esteirinha de sushi, e originalmente é feito com cavala marinada, um peixe da família da sardinha curtido no vinagre. Nessa receita vamos utilizar o salmão que é um peixe mais fácil de ser encontrado e é apreciado por muitas pessoas. O bo-zushi tem uma bonita apresentação e não é necessária uma técnica muito apurada para fazê-lo.



Ingredientes:




300 gr de salmão limpo(s)
500 gr de arroz japonês
quanto baste de wasabi

Modo de preparo:


Coloque o filé do salmão com o lado da pele para cima (sem pele). Com a faca deitada, corte fatias bem finas e largas da parte superior do filé e reserve. Coloque o plástico sobre a esteira de sushi. Disponha as fatias sobre o plástico uma do lado da outra cobrindo levemente a fatia ao lado. Molde um bloco de arroz e coloque sobre o peixe. Enrole o plástico para prender o salmão com o arroz, vire ao contrário e molde com a esteira dando um formato quadrado ou retangular. Corte em fatias de 3 cm e sirva com shoyu e wasabi.

Dicas

- Para facilitar o corte e não desmanchar o sushi, mantenha o plástico na hora de cortar.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira