Dicas Importante do dia-a-dia


Manchas em uniformes escolares


Essa dica é boa principalmente para quem tem crianças em idade escolar e fica desesperada em ver aquelas camisetas branquinhas (e que têm que continuar branquinhas pelo menos um ano) sujas de chocolate, molho de tomate, sorvete, gordura e outras comilanças.

Detergente de louça na roupa

Coloque detergente de louça (gosto do Ipê) sobre a mancha na roupa ainda seca, antes de lavar, na quantidade suficiente para umedecer a mancha. Esfregue um pouco e depois lave normalmente.

Normalmente as manchas relacionadass a gordura e comida não resistem após esse procedimento.



Mancha de roupa colorida


Aquela sua blusa maravilhosa pegou uma mancha horrível de uma meia vermelha que você comprou no balaio? Pare de chorar, existe solução.
Coloque a roupa manchada na panela de pressão, cubra com água e ligue o fogo. Quando começar a chiar, desligue o fogo, tire o ar da panela e abra a tampa. A mancha terá sumido.



Como remover manchas de roupas brancas


Quem tem roupas brancas sabe o trabalho que dá mantê-las brancas. Então, abaixo vão algumas dicas para manter suas roupas brancas com cara de propaganda de sabão em pó.

Em primeiríssimo lugar: nunca - NUNCA - utilize cloro para branquear suas roupas. É incrível como muita gente acha que se trata roupas brancas na base do "manchou? tasca quiboa nela". O cloro pode amarelar a roupa além de estragar o tecido.


Manchas de frutas, molhos ou café
Sempre que percebo esse tipo de mancha nas minhas roupas eu uso o Vanish. É o método mais rápido e eficaz contra a maioria das manchas.

Limão
As roupas brancas costumam perder a brancura depois de um tempo de uso. Não chega a ser mancha ou encardido, elas simplesmente vão ficando acinzentadas ou com uma cor mais para o creme do que para o branco. Para manter a roupa com a cor branca, ferva a roupa branca em água com pedaços de limão. Fazendo isso periodicamente, as roupas brancas vão sempre ficar com um ar de novinhas.
Algumas pessoas trocam o suco de limão por vinagre de álcool.

Lingeries e peças delicadas
Se lingeries ou outras peças brancas delicadas apresentarem manchas amarelas, deixe-as de molho em solução de água e bicarbonato de sódio e depois lave a peça normalmente.

Mofo
Sal, vinagre e suco de limão. Parece tempero, mas é uma eficiente mistura contra manchas pretas de mofo e algumas outras manchas que aparecem em nossas roupas brancas. Faça uma pasta com os ingredientes citados acima, esfregue essa pasta na roupa e deixe ao sol por uma hora. Depois, lave normalmente.

Terríveis manchas amarelas (colarinho e axila)
Essas são manchas horríveis: parece que a roupa foi usada a semana inteira sem lavar ou que a pessoa que usou a peça estava suja. Argh!
Solução: pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio. Espalhe a pasta na área afetada e deixe agir por uma hora. Depois lave normalmente. Repita a operação, se necessário.
Outra opção é o Vanish Crystal White: fazer uma pasta com o Vanish e um pouco de água quente e pôr sobre as manchas. Deixar agir por uma hora e lavar.

Quarar a roupa
O que é isso? Bem, quarar a roupa nada mais é do que lavá-la com sabão de coco (sem enxaguar, deixando a peça toda espumada) e pôr a roupa para tomar sol o dia inteiro e tomar sereno por uma noite. Algumas pessoas colocam a roupa em um saco plástico para deixá-la na rua. A eficiência desse método deve residir no tempo em que o sabão fica agindo sobre as manchas.


Tirar cola de adesivos ou etiquetas de vidro ou inox
Ontem fui no supermercado e comprei, por uma bagatela, uma linda panelinha de inox com tampa de vidro. Linda! Foi paixão à primeira vista. Quando cheguei em casa, tirei ela da caixa e vi que o fabricante havia colocado uma enorme fita adesiva para manter juntas a tampa e a panela. Tirei a fita com todo o cuidado, mas, para meu desespero, a fita saiu e a cola ficou. Lavei a panela com o lado macio da esponja e a cola continuou lá. Lembrei, então, da dica de uma amiga para tirar resíduo de cola daqueles copinhos decorados de requeijão: passar acetona.
Isso mesmo: embebi um algodão em acetona e passei na tampa e na lateral da panela. Sem esforço, sem esfregação: fácil, fácil. Depois é só lavar com água e sabão para tirar a acetona e pronto!


Como desentupir a privada
A privada entupiu? Saiba aqui alguns métodos eficientes para desentupir o vaso sanitário.

a.Subir na privada
Como fazer

1) Abra a tampa da privada (só a tamba de cima, deixe o assento abaixado)
2) Cubra o assento com um saco de lixo e jornal velho ou apenas com uma grossa camada de jornal velho de forma a tampar totalmente o assento.
3) Feche a tampa e fique de pé sobre a privada de forma a vedar completamente a entrada de ar.
4) Aperte/puxe a descarga. 

Quando você dá a descarga, parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como essa abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando seja lá o que estiver trancando. A pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte. Esse é um dos métodos mais eficientes e simples de se desentupir uma privada.

2. Água quente
O método número 2 é jogar água quente na privada até ela desentupir. Geralmente é eficiente, mas pode demorar a fazer efeito.

3. Desentupidor de privada
Não gosto muito desse método por exigir um pouco de força do operador e também porque até hoje não me empolguei de comprar esse trambolho (o desentupidor de privada).
Posicione o desentupidor de forma a vedar a saída da privada. Pressione e puxe. Aperte a descarga para verificar se deu certo. Repita a operação.

4. Soda cáustica
Bastante eficiente: jogue um pouco de soda cáustica na privada e pressione a descarga.

5. Coca-cola
Não é todo mundo que tem soda cáustica em casa, então a coca-cola resolve. Joque uma garrafa inteira na privada. Esse método também ajuda a prevenir a celulite. heheh



Tirar cheiro de roupas

Às vezes, mesmo depois de uma boa lavagem (à mão ou na máquina), a roupa fica com cheiro ruim. Pode ser um cheiro semelhante ao de suor que fica na roupa mesmo depois de várias lavagens ou o típico 'cheiro de cachorro molhado', mais comum em períodos chuvosos, quando a roupa demora mais de um dia para secar.

Para esse tipo de problema, tenho as seguintes dicas:
1- Lavar a roupa ou deixá-la de molho logo após o uso. Boa parte dos problemas de cheiro ruim na roupa é causada pelo fato de a roupa ficar suja por muito tempo dando tempo para as bactérias formarem uma colônia no tecido. 
2- Se, depois da lavagem, a roupa permanece com cheiro, passe a roupa a ferro e/ou exponha a roupa ao sol por pelo menos duas horas e depois execute nova lavagem antes de usar. O calor mata as bactérias que causam o mau cheiro. 
3- Existe um produto no mercado, o Shout, que serve para tirar mau cheiro de roupas. O produto é borrifado na roupa ainda seca, antes da lavagem. É muito eficiente e não deixo faltar esse produto aqui em casa.
4- Passar um pano umedecido em vinagre resolve alguns problemas de cheiro ruim, mas não é eficiente em todos os casos.
5- O vinagre também pode ser usado na água da lavagem.
6- Se nada disso resolver, sugiro que embeba a roupa em álcool e jogue um fósforo aceso em cima. O cheiro some algumas horas depois de a fumaça sair. hehehe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira