sexta-feira, 22 de julho de 2011

Docinhos modelados




Você lembra como era gostoso brincar de massinha quando era criança? Fazer docinhos modelados não é muito diferente.
Eles são um luxo! Claro que não são essenciais numa festinha, mas podem enriquecê-la de um jeito único, ainda mais se forem feito em casa, com a ajuda das crianças. Digo ajuda, pois eu sempre faço as meninas participarem de tudo. Reservo um pouco da massa e lhes dou para que modelem “seus próprios doces”, que vão direto para suas barriguinhas quando elas terminam.
Existem muitas variações de receita. Eu vou postar a que testei e aprovei.

Receita
1 lata de leite ninho
a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado (de confeiteiro)
leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel
Misture tudo até ficar homogêneo. Mexa bem a massa com as mãos, essa parte dá um pouquinho de trabalho, cheguei a ficar com os braços doídos na primeira vez. O ponto certo é quando a massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa. Cuidado ao acrescentar o leite de coco. Vá pingando aos pouquinhos, se for demais, a massa fica oleosa.
Pra tingir a massa, divida-a em pequenas porções, de acordo com as cores de que precisará para mdoelar os seus docinhos. Use o auxílio da ponta de um palito de dente para acrescentar o corante à cada porção. Cautela com o corante! Vá acrescentando aos pouquinhos, até dar o tom que você quer. Basta um pouquinho de corante.
O corante usado é o gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole.
Depois de tingidas as porções é fácil. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito. Faça docinhos pequenos, do tamanho final de um brigadeiro de festa.
Depois de prontos, os docinhos podem ser congelados por até 3 meses. Recomendo congelá-los já nas forminhas apropriadas. Eu costumo congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer.
Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados.
Vejam alguns modelos que fiz:
Limãozinho

Só digo uma coisa. Não desista. Eu não pensei que conseguiria fazer, pois nunca fui muito boa em modelagem. Tanto é assim que ainda não aprendi fazer biscuit até hoje. Mas é muito mais fácil do que fazer biscuit.
Aconselho a testar uma pequena quantidade antes da festa. Para ir pegando o jeito.
A receita acima vai render aproximadamente uns 60 docinhos, a depender do tamanho que você os modele.


Confira forminhas 
http://mastercuca.blogspot.com/2011/07/passo-passo-forminhas-de-papal-de.html





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel