terça-feira, 12 de julho de 2011

ESFIHAS

Recheio acima de PVt com azeitonas.

Recheio acima de banana com canela.

Acima, assadas. Abaixo, preparadas para o forno. ;)

Bem, eu fiz 2 massas diferentes para essas esfihas. Uma que eu sempre faço, e que fiz pra aberta, e outra que eu testei pela primeira vez. Ambas ficaram gostosas e como dão pouca quantidade, é legal fazer 2 massas como eu fiz, dependendo da quantidade de pessoas.

Receita da Massa 1:
10g de fermento biológico seco (1 sachê)
150ml de água morna
30 ml de óleo
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Em uma tigela, dissolva o fermento na água morna, adicione os demais ingredientes e trabalhe bem a massa. Deixe descansar por 20 minutos. Depois, é só formar bolinhas e abrir com o rolo e rechear fechando com 3 pontas pra formar um triângulo. Fonte: Nanda Oliveira.

Receita da Massa 2:
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 tablete de fermento biológico (eu usei fermento biológico seco, 1/2 pacote)
1 colher de sopa de óleo de canola (usei de soja)
1/2 xícara de água
1 colher de chá de sal

Numa tigeja pequena, coloque o fermento, o açúcar, o sal e 1/2 xícara de água e misture até dissolver o fermento. Junte, aos poucos, a farinha de trigo e 1 colher de sopa de óleo. Sove até obter uma massa lisa e elástica. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos, ou até que a massa dobre de volume. Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte-a em 20 quadrados de 10 cm, Distribua o recheio e una as pontas da massa, formando uma pequena trouxa. Pincele as esfihas com uma mistura de 1 colher de sopa de azeite pra uma de chá de shoyo e leve ao forno em forma untada com óleo e farinha, e asse em forno médio por 30 minutos, ou até dourarem. Fonte: Isabel do Orkut, retirada da comunidade Receitas Éticas.

OBS: Eu modifiquei algumas coisas nessa receita porque não tinha o fermento fresco e porque na receita não mencionava a quantidade sal, mas o resultado foi ótimo, a massa ficou deliciosa.

Recheios:
Eu fiz um recheio com a sobra de uma PVT refogada que eu havia feito e acrescentei azeitonas picadas. O ideal é um recheio úmido.
E o outro recheio foi de bananas cortadas em cubinhos pequenos salpicando açúcar e canela por cima. Ficou delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel