terça-feira, 12 de julho de 2011

Lasanha Vegana



Ingredientes para preparar a massa:
1/2 pacote de massa para lasanha (sem ovos)
1 colher de sopa de óleo
água fervente
sal

Em uma panela grande, colocar água com sal e óleo, quando estiver levantando fervura, acrescentar a massa aos poucos e deixar fervendo em fogo médio, até a massa ficar no ponto.

Ingredientes molho de tomate:
1 tomate picadinho
1/2 cebola picada
2 alhos
3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate
orégano, sal e manjericão a gosto]
1 xícara de água dissolvida com 1 colher de chá de farinha de trigo

Em uma panela, dourar o alho espremido e a cebola, acrescentar o tomate e refogar. Em seguida, adicionar a polpa de tomate, o sal, o orégano, o manjericão e um pouco de água. Deixar ferver e engrossar um pouco. Se precisar, acrescentar mais água. Adicionar a água dissolvida com a farinha de trigo para engrossar, deixar ferver mais um pouco, desligar e reservar.

Ingredientes para o molho branco:
1 colher de sopa de creme vegetal ou oléo ou azeite
1/2 cebola picadinha
1 copo de (300ml) de leite de soja (usei 1 colher de sopa de extrato de soja com 1 copo de 300ml de água)
2 colheres de chá de farinha de trigo
orégano e sal a gosto

Em uma panela, dourar bem a cebola no creme vegetal ou óleo ou azeite, tanto faz. Misturar a farinha de trigo no leite de soja até dissolver bem e adicionar à cebola dourada e deixar ferver. Mexer sempre para não embolar, em fogo baixo. Colocar sal e orégano a gosto.

Cobertura de tofu:
+/- 200g de tofu
+/-6 colheres de sopa de azeite
+/-1 colher de sopa de polvilho azedo
suco de metade de 1 limão pequeno
sal a gosto
+/- 1/2 copo de leite de soja

Bater o tofu com o azeite no liquificador, em seguida adicionar os demais ingredientes, exceto o leite de soja. Até que fique um creme bem homogêneo. Levar ao fogo o creme com o leite de soja até ficar com consistência grossa. Ir acrescentando o leite de soja aos poucos para ver a consistência e não ficar muito mole. Reservar.

Montagem da lasanha:
Em um tabuleiro médio, colocar um pouco do molho de tomate, depois uma camada de macarrão, depois uma camada de molho branco e ir alternando até terminar o macarrão. Por último, colocar o creme de tofu e salpicar um pouco de orégano e se quiser, tomate seco ou pimenta calabresa. Assar em forno médio/alto por +/- uns 25 min.

OBS: Essa receita eu inventei hoje e deu muito certo. Quem quiser pode fazer molho de proteína de soja, acrescentar espinafre no molho branco, e o que a imaginação permitir. ;)

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel