Sushi de Atum


Sushi de Atum


Tipo de Culinária: Japão
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 24 porções



Ingredientes:


2 unidade(s) de nori
2 xícara(s) (chá) de arroz cozido(s)
1 lata(s) de atum sólido ao natural light
1/2 unidade(s) de pepino japonês em tiras
Modo de preparo:



Prepare o sushi da seguinte maneira: em uma esteirinha de madeira ou papel alumínio coloque 1 folha de alga, com a face brilhante para baixo. Divida o arroz em 2 partes.
Distribua em cada folha 1 porção de arroz (espalhe o arroz com a ponta dos dedos molhados em água ou com as costas de uma colher de sopa molhada), até obter uma camada homogênea, tomando o cuidado de deixar as bordas livres para depois poder enrolar).
Coloque metade da quantidade do Atum e os palitos de pepino, formando uma tira (não espalhe o recheio sobre o arroz). Com a ajuda da esteirinha, enrole a alga em volta do arroz recheado, formando um rocambole. Pressione a esteirinha em volta do rolo para modelar. Feche as beiradas da alga com a ponta dos dedos molhados.
Com uma faca de cozinha bem afiada, corte cada rolo em cerca de 12 fatias de aproximadamente 1,5 cm.
Sirva os rolinhos acompanhados de wasabi (pasta de raiz forte) e molho de soja (shoyu).

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dicas:
- Para fazer o arroz: lave bem meia xícara (chá) de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque numa panela e junte 1 xícara (chá) de água. Deixe descansando por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.
Em uma tigela, junte 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal. Misture até ficar bem dissolvido.
Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.
- Se a alga não for “yakinori” (pré-tostada), segure cada uma com uma pinça e balance sobre o fogo por alguns segundos até ficar crocante, para obter um sabor mais adocicado e delicado.

Variação: Substitua o pepino por rúcula e tomate seco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira