Barrinha de cereal feita em casa




INGREDIENTES:
- 2 xícaras de aveia. Pode ser a de sua preferência: em flocos, fina, grossa ou misturada (por que não?). Para fazer estas que estão nas fotos eu usei parte em flocos e parte fina.
- 1 xícara de sementes a escolha. Algumas opções: castanha do Pará ou de caju, nozes, amêndoa, semente de girassol, gergelim, combinação de 2 ou 3 sementes etc. Mais uma vez, eu usei castanha do Pará, de caju, gergelim e semente de girasol.
- ½ xícara de mel. Para quem não gostar de mel, pode usar glucose de milho.
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de frutas secas de sua preferência. Algumas opções: passas, damasco, pêra, tâmaras, ameixa, maçã, coco, figo etc. Eu usei passas, damasco, pêra, maçã e coco.
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:
1 – Preaqueça o forno em temperatura média.

2 – Em uma forma pequena (30cm x 20cm) espalhe a aveia e as sementes e leve ao forno por 15 minutos para torrar, mexendo uma ou duas vezes neste período para não queimar. Se quiser pular esta parte tudo bem, mas ela aflora o sabor dos grãos.

3 – Enquanto isso, coloque o mel e a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo até que a manteiga tenha derretido e o mel esteja quente.

4 – Tire a aveia e as sementes do forno. Disponha-os em uma tigela grande. Acrescente as frutas secas, o açúcar mascavo, o sal e a mistura de mel e manteiga. Mexa até que fique homogêneo.
Pressionando a massa para ficar compacta


5 – Coloque a massa sobre a forma pequena; a mesma usada para levar as sementes ao forno, só que agora ela deve estar forrada com papel manteiga untado. É importante untar o papel manteiga para que ele não grude nas barrinhas.
6 – Com outro pedaço de papel manteiga, pressione a massa com as mãos para ficar compacta. Eu achei mais rápido e fácil usar outra forma mais ou menos do mesmo tamanho para pressionar toda a massa por igual, mas se você não tiver, com a mão funciona da mesma forma.

7 – Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.

Recém saída do forno! O cherinho é maravilhoso.

8 – Espere esfriar para desenformar e cortar a massa em quadradinhos. Obviamente não é tão molinho para cortar como um pedaço de bolo, mas também não é nada de outro mundo. Experimente comer os pedacinhos que se soltarem com iogurte natural. Hummmm….

9 – Conserve as barrinhas de cereal preferencialmente em um recipiente de vidro para manter crocante por mais tempo.

Rendimento: Depende do tamanho em que você decidir cortar as barrinhas. Eu achei mais prático cortar em quadradinhos de 4cm x 4cm. Neste caso, rende aproximadamente 20 barrinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira