Farinha de arroz integral / Pão de quinoa germinada

 "que a gente é o que a gente come" e que a nossa alimentação tem impacto direto na nossa saúde - se positivo ou negativamente, isso vai depender de nós.

 farinha de arroz é uma opção sem glúten para substituir a farinha de trigo em várias receitas saborosas, como pães, bolos, panquecas, cremes, entre outros. Aqui em casa ela é muito usada no Pão de Quinoa Germinada com Linhaça (abaixo), que tanto eu quanto a filhota adoramos comer no café-da-manhã.

CC morao- Flickr

Apesar de não ter qualquer restrição alimentar, procuro evitar ingerir glúten e lactose. Digo "procuro evitar" porque não é nada radical. 

Como contei pra vocês quando compartilhei a receita do Pão de Quinoa Germinada, tenho tido bastante dificuldade para encontrar farinha de arroz integral  Problema resolvido da forma mais simples possível, pela minha super mãe: veja abaixo como fazer farinha de arroz integral em casa.


Receita:

2 xícaras de arroz integral cru (ou outra quantidade desejada)

Bata o arroz cru no liquidificador.
Passe na peneira, separando a parte que já virou farinha. Coloque novamente no liquidificador o arroz que ainda está em pequenos grãos. Repita o procedimento de peneirar e tornar a bater o restante quantas vezes forem necessárias.

Pronto! Simples, rápido e barato.

Observação: pode ser feito com o arroz branco também, mas prefira sempre o integral, 
pela quantidade de nutrientes que nos oferece.

Muitas pessoas, depois que escrevi o post Você obriga seu filho a comer?, devem ter refletido sobre o que oferecer às crianças numa época de tantos apelos televisivos repletos de ideias falaciosas sobre nutrientes - já viram a quantidade de vitaminas impressas com destaque nos pacotes de biscoitos recheados? Aham...

Ao mesmo tempo, propaga-se por aí que comida natural não tem um gosto agradável. Esta receita que trago hoje mostra que é possível comer bem sem abrir mão do sabor. Experimente!

Meu filho A-D-O-R-A este Pão de Quinoa Germinada. E eu também! Ela come o pãozinho puro, enquanto eu prefiro coberto com pasta de grão de bico, de tofu ou tahine - ultimamente, a última opção é a minha predileta.

Uma receita saudável, sem glúten nem lactose. Há quem diga que tem gosto de ração, mas eu acho muito saboroso. Que tal testar?

Pão de quinoa germinada

3 colheres (sopa) de quinoa em grão
1 colher (sopa) linhaça (ou gergelin)
Deixar de molho na noite anterior com água que cubra (eu tenho preferido colocar um ou dois dedos a mais de água).

Na hora de preparar, acrescentar aos ingredientes acima:
4 a 5 colheres de farinha de arroz (prefiro a farinha de arroz integral)
1/2 colher (sopa) de leite de soja em pó
1/2 colher (café) fermento
sal (muuuito pouco)

Fica uma massa bem macia, que dá para moldar com a colher.
Se ficar muito seca, colocar mais água até ficar macia.
"Fritar" em fogo baixo (eu "frito" sem azeite nem nada).
Dá pra fazer 3 panquequinhas, em formato de hamburguer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira