domingo, 7 de agosto de 2011

Panquecas de banana e canela

Não sabia que a massa de panquecas, assim como a de muffins, não pode ser misturada em excesso! E de fato as panquecas saíram leves e fofas! Outro segredinho é esperar a massa ficar cheia de bolhas antes de virar para assar do outro lado. Ficar virando com a massa bem crua faz com que as panquecas fiquem achatadas.

* xícara medidora de 240ml

1 xícara de farinha de trigo 
½ xícara de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ¾ colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
uma boa pitada de sal
1 ½ xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos grandes
gotinhas de essência de baunilha
2 bananas picadas (usei prata)

Coloque os ingredientes secos numa vasilha grande e misture com fouet. Numa outra vasilha, coloque os ovos e bata ligeiramente com fouet. Junte o leite, a manteiga derretida, as bananas e a baunilha. Misture bem e despeje sobre os ingredientes secos. Misture só o suficiente para a farinha ser incorporada, não misture em excesso. É preferível a massa ficar com alguns carocinhos do que lisinha. A massa misturada em demasia vai se esparramar e as panquecas ficarão fininhas.
Aqueça uma frigideira em fogo médio/baixo e unte levemente com óleo com ajuda de um papel toalha. Jogue pequenas porções da massa e espere que a superfície fique cheia de bolhas e as bordas quase secas. Vire com cuidado e espere alguns minutos para dourar. Vá fazendo pilhas com as panquecas prontas, isto vai mantê-las quentinhas.
Sirva com fatias extras de banana e regue generosamente com maple syrup ou mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel