sábado, 3 de setembro de 2011

Ar condicionado que não consome nenhuma energia e sua casa pode ser sustentável de verdade.


Uma das mais antigas e funcionais tecnologias de resfriamento da água está sendo utilizada para inspirar uma das mais novas soluções para resfriamento de ambientes.
Você se lembra ou tem uma Moringa em casa ?A Moringa é aquele jarro de barro onde a agúa fica sempre em temperatura fresca não importando a temperatura externa do ambiente.É um processo físico bastante simples onde a porosidade da moringa faz com que ela fique constantemente evaporando água em sua superfície externa e com isso retire o calor da moringa fazendo com que a temperatura interna fique alguns graus mais fria que a temperatura externa.
E é essa mesma antiga tecnologia que inspirou a invençao do ECOoler (esfriador ecológico) um novo sistema de ar condicionado doméstico que usa apenas a água da tubulação da casa para esfriar os ambientes. 
A invenção surpreende pela sua simplicidade e versatilidade pois usa esse mesmo processo físico para esfriar ambientes, salas e dormitórios.
É um conjunto de módulos que formam uma "treliça" onde a água circula sem auxílio de nhuma bomba.A circulação ocorre pela diferença térmica onde a água quente empurra a aágua mais fria pela tubulação fazendo com que haja uma boa circulação.
Cada módulo é feito em moldes de fibra de vidro com um material parecido com o gesso porém mais resistente à água e depois de prontas, cada peça é ligada em outra formando uma rede/treliça que pode cobrir qualquer parede, teto ou divisória.
O sistema também pode ser embutido em paredes tradicionais, esfriando-as e trasmitindo o frio através da parede para o ar ambiente.
O sistema também pode funcionar ao contrário, no inverno, para aquecer os ambientes mas, para isso, ele deve ser ligado à um aquecedor ou ao sistema de a´gua quente da casa.Outras variações podem ser feitas ligando o sistema nas lareiras ou mesmo em sistema de aquecimento solar de água.
ECOoler foi criado pelo casal de designers Israelenses Mey kahn and Boaz Kahn que criaram a nova/velha tecnologia inspirada no conhecimento empírico e milenar dos povos do deserto da região de Israel.
Para conhecer mais sobre o sistema ECOoler e o trabalho dos designers, clique aqui.
Você também pode ir direto no site do ECOoler, já em fase de comercialização, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel