Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADE " Origami"

Um fogão a álcool, feito com uma lata reciclada, usando a técnica do origami

O fogão Cyclone é um  fogareiro ou espiriteira  a álcool , muito popular no Japão entre os campings.  Há muito tempo que  construtores japoneses de fogão usaram a arte do origami e equilíbrio em seus projetos.
O caimento e as dobras das latas são feitos de modo que elas sejam capazes de suportar o peso de uma panela pequena cheia, o designer do fogão é feito para que o ar fresco entre e gire em um turbilhão para que se mistura com o álcool vaporizado, dessa maneira trazendo mais economia e calor.

Água e  ou pedras podem ser adicionados ao álcool para atrasar o processo de evaporação. O equilíbrio é importante, se adicionar  muita água vai apagar as chamas, e não acrescentando o suficiente fará com que o álcool queime muito rápido.
Visite o site Cyclone Alcohol Stove e veja dezenas de maneiras de construir um fogão a álcool ecológico com latas recicladas.


Fonte: http://vidasustentavel.perus.com/
Site com vários projetos interessantes.



Origami high-tech – à energia solar – deixa PC mais rápido

Thays Prado



A criatividade realmente não tem limites. Agora é o origami – tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando figuras sem cortá-lo ou colá-lo – que se alia a tecnologia e a energia solar. O resultado? O nano origami, técnica que pode ser usada para a fabricação de peças tridimensionais.

Claro que esse tal nano origami não é tão simples quanto parece… Mas o que importa é que pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology -MIT, de Cambridge, EUA, estão usando essa técnica para criar eletrônicos na escala nano 3D movidos a energia solar, que podem ajudar a criar memórias mais potentes para PC, além de processadores mais rápidos.
Para criar essas supermáquinas, os cientistas do MIT usam, primeiramente, os painéis solares aplicados a ferramentas convencionais de litografia para padronizar materiais 2D na escala nano, e depois os transformam no formato 3D com as técnicas de dobras do origami.
De acordo com o site científico LiveScience, os painéis solares na escala 3D  absorvem mais luz e criam mais energia, porque, geralmente, a luz refletida em uma tela plana consegue ser absorvida por um outro painel, gerando mais dobras. Isso significa que quanto mais dobras, mais energia ele é capaz de armazenar.


Este texto foi retirado na íntegra do site http://planetasustentavel.abril.com.br/
Vale a pena fazer uma visita, muitos artigos relacionados ao tema planeta sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira