sábado, 10 de setembro de 2011

Deixe seu tênis camurça limpo


É eu sei, eu também tenho um tênis de camurça. Desisti da aparência de novo porque dá muito trabalho, eu peguei uma puta chuva – ele não sobreviveu – agora ainda uso, mas tem cara de bisavô. Pra você que ainda tem o seu novinho, pelo amor de deols não o enfie em baixo da torneira. Se o fez, já deve estar parecendo o meu.
Aí vai algumas dicas pra dar aquela limpada em manchas, poeiras, etc.

Primeiro de tudo, na maior parte das vezes uma simples escovinha faz muito bem o trabalho. O que você precisa é de muita paciência pra repetir os movimentos suaves até descolar a sujeira de todos os pêlinhos do camurça. Existem escovas especificas para esse trabalho, mas uma escova de dente limpa e de cerda macia resolve.
Às vezes gruta na camurça alguns pelos da sua calça, tapete ou qualquer coisa do tipo, nesses casos você não precisa ficar se matando pra limpar, o cuidado é bem mais simples: pegue uma fita Durex, cole sobre o tênis e em seguida tire, os pelos adjacentes saem na fita =D.
Como estamos falando de tênis, é muito fácil você ter sujado ele de barro ou pegado uma puta chuva. Antes de desistir (como eu) e lavá-los com muitas doses de água, tente limpar com uma dessas duas dicas:
a) Antes de qualquer coisa, tire o excesso de sujeira com a escovinha, provavelmente vai ficar umas manchas bem feias ainda, aí misture um pouco de água e vinagre e com um pano umedecido da solução (umedecido não é a mesma coisa de encharcado) limpe com cuidado mancha por mancha.
O vinagre seca rápido, não deixa cheiro e limpa bem.

b) Pra essa dica se você não fizer direito vai foder seu tênis, pode ter certeza. Umedeça um pano com lustra-móveis (não é brincadeira, funciona) e passe-o uniformemente por toda a extensão do tênis, ele vai ficar esbranquiçado, mas é normal. Deixe o secar e se necessário repita o procedimento.

Sempre tome cuidado com os panos e escovas que você irá usar, garanta que não esteja sujo ou solte tinta. Nunca deixe o seu tênis camurça no sol, isso vai o envelhecer alguns anos. Nunca o molhe demais. Evite dias chuvosos e o guarde sempre em local seco e com sombra.
Se você cuidar bem, ele pode até durar muitos anos.


Outra Dica:

Retire Manchas de camurça.

Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída.
Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel