sábado, 3 de setembro de 2011

Tratamento de Água que Usa Somente o Sol e Garrafa Pet

Pelo menos um terço da população nos países em desenvolvimento não tem acesso a água potável. A falta de fornecimento adequado de água e de recursos de saneamento são fatores de sérios riscos à saúde e expõe muita gente ao perigo de contaminação de doenças transmissíveis pela água não tratada.Há cerca de 4 bilhões de casos de diarréia a cada ano, fora os 1,8 milhões de casos que terminam em morte. A cada dia cerca 4500 crianças morrem de desidratação devido à diarréia.

SODIS, sigla em inglês para Desinfecção Solar da Água, trata-se de um método muito simples, de baixo custo e de grande eficiência na desinfecção de água para consumo humano, a partir do uso dos raios solares. Ele melhora a qualidade microbiológica da água, usando a radiação solar UV-A e a temperatura para inativar agentes patogênicos causadores de diarréia.
Através do uso de garrafas PET com água, deixadas por 6 horas no sol, conseguiu-se a inativação total de coliformes e de outros microorganismos patogênicos, além da redução da mortalidade infantil e de ocorrências de diarréias em crianças.

O método consiste em utilizar uma garrafa plástica do tipo PET, seguindo sete passos principais:

Lavar a garrafa;
Encher até a metade;
Agitar a garrafa;
Completar a garrafa com água;
Expor ao sol na posição horizontal, durante 6h ou mais;
Esperar esfriar para consumi-la.
Abaixo temos um vídeo que explica o método:


SODIS - Água potável em 6 horas

Desinfecção Solar da Água - o método SODIS - é um método simples para a desinfecção de água potável. Contaminadas água bruta é preenchido em PET transparentes ou garrafas de vidro e colocado por 6 horas no sol. Durante este tempo, matar os raios UV do sol diarréia produtoras de patógenos. O método SODIS ajuda a prevenir a diarréia e, assim, salva vidas. Esta é uma necessidade urgente, porque a cada dia mais de 4.000 crianças morrem como resultado de doenças diarreicas.

SODIS (Desinfecção Solar da Água pela abreviação) é um compromisso de Eawag. Estamos comprometidos com a difusão do método SODIS dos países em desenvolvimento.Como resultado, as pessoas têm acesso à água potável no sul e para melhorar a sua saúde a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel