Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2011

Top 10 ervas aromáticas

Imagem
Um jardim aromático é o orgulho de qualquer jardineiro que, para além de desfrutar de uma horta verde e vibrante, beneficia ainda dos seus poderes olfactivos e de sabores frescos, a utilizar na cozinha… directamente da terra. Existem dezenas de ervas aromáticas que podem ser cultivadas, algumas mais tradicionais do que outras – estas são das mais populares. 1. Cebolinho (Allium schoenoprasum) Perfil: uma planta bolbosa cujas folhas verdes e flores azuladas esféricas têm um sabor picante a alho-porro e são ricas em vitaminas A e C. Delicioso em saladas e temperos, sabe bem ter o cebolinho à mão de semear e de colher. 

Cultivo e cuidados: semeada ou envasada, o cultivo do cebolinho requer um solo rico em nutrientes e com elevada exposição solar. Na Primavera limpam-se as folhas em preparação para a nova rebentação e no Verão os cuidados prendem-se com uma rega adequada. No Outono, esta planta pode ser retirada da terra, envasada e colocada numa janela, para continuar a desenvolver, mesmo n…

Quinze estratégias para reduzir o sal na dieta e evitar a hipertensão arterial

Imagem
O excesso de sódio, ingrediente presente no sal de cozinha, é um fator que pode colaborar para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Existem várias maneiras de reduzir o consumo de sal, muitas com mudanças mínimas na alimentação. A Harvard School of Public Health preparou algumas dicas do que pode ser feito para melhorar a sua saúde. Aqui estão algumas delas.
1. Reduza as porções de alimentos que você está acostumado a ingerir. Assim você consegue reduzir o sal e as calorias também, o que ajuda na perda de peso.
2. Faça o seu prato colocando primeiro a salada, incluindo frutas, vegetais e grãos integrais. Ocupando pelo menos metade do prato com estes alimentos.  O organismo precisa mais de potássio do que de sódio e muitas frutas e legumes são ricos em potássio.
3. Escolha alimentos frescos. Evite salsichas, presunto, enlatados, pães embalados, biscoitos industrializados, etc. Prefira verduras, frutas e legumes da época. Assim você pode escolher o quanto de sal irá acrescentar aos al…

Menos sal, mais saúde: saiba identificar os alimentos ricos em sal / Diferenças de sal.

Imagem
Para você saber o quanto de sal consome, é preciso saber de onde ele vem. E o gosto em si pode não dizer se aquele determinado alimento é ou não rico em sal. Uma baguete de pão, por exemplo, tem quase 500 mg do condimento.
Então como saber onde – e em qual quantidade – o sal está presente? Primeira dica: leia os rótulos dos alimentos que você compra. E não se deixe enganar: glutamato monossódico, fosfato dissódico, nitrato de sódio… Tudo isso é sal também. E se um novo produto aparece indicando uma redução de 25% do sódio, fique atento: metade de 1.000 mg ainda é bastante sal. Então faça um “exercício de campo” e procure os produtos que tenham em média 200 mg de sal por porção. Depois de se acostumar a esses valores, procure produtos com menos sal por porção ainda, ou diminua as porções consumidas diariamente. Abaixo, uma geral das fontes de sal que todo mundo acaba consumindo: • Comidas industrializadas A grande maioria do sal consumido vem das comidas prontas no supermercado. Esses alim…

Panquecas de banana e canela

Imagem
Receitas Vegetarianas
Tempo de preparação: <45m  |  Grau de dificuldade: médio Ingredientes: 6 bananas grandes e maduras4 colheres de sopa de sementes de sésamo1 chávena de farinha de trigo1 colher de sopa de fermento em pócanela em pó q.b.1 colher de chá de salmelaço q.b.óleo q.b.1 chávena de águaConfecção: Faz uma massa homogénea com a farinha, o fermento, o sal, as sementes de sésamo, o óleo e a água. Unta a frigideira (pequena) e aquece-a. Coloca uma concha de massa e por cima rodelas bem finas de bananas. Mantém o lume baixo cerca de 5 minutos. Depois vira a panqueca (as bananas ficarão em contacto directo com a frigideira). Deixa o lume baixo mais 8 minutos. Verifica se os dois lados estão dourados. Procede do mesmo modo com o resto da massa. Serve quentes ou frias, recheadas com melaço e canela.

Panqueca rápida

Imagem
Receitas Vegetarianas
Tempo de preparação: <30m  |  Grau de dificuldade: fácil Ingredientes: 3 chávenas de aveia1 chávena de farinha de trigo5 chávena de águasal q.b.

Puré de fruta e iogurte de baunilha (Infantil)

Imagem
Receitas Vegetarianas
Ingredientes: 1 banana 1/2 abacate1 colher de sopa de sementes de linhaça3/4 de iogurte de soja de sabor a baunilhaConfecção: Esmaga bem a fruta (que deve estar madura) com um garfo. Adiciona as sementes e o iogurte e mexe bem. Serve imediatamente, de modo a preservar os nutrientes.

Sorvete de manga

Imagem
Receitas Vegetarianas
Tempo de preparação: <20m  |  Grau de dificuldade: fácil Ingredientes: 800 ml de polpa de manga3 embalagens de natas de sojaaçúcar q.b.Confecção: Bate muito bem as natas com uma batedeira. Acrescenta o açúcar necessário para adoçar. Abre a lata de polpa de manga e deita sobre as natas. Com uma colher, mexe cuidadosamente e vai misturando muito bem. Coloca este creme num recipiente com tampa para ir ao congelador. Na primeira meia hora após colocares no frigorífico, de 10 em 10 minutos, retira do congelador e mexe um pouco, de modo a não criar gelo. Retira do congelador 10 minutos antes de servir.

Taça silvestre

Imagem
Receitas Vegetarianas
Ingredientes: morangos, framboesas, mirtilos, groselhas e amoras q.b.iogurte de soja natural q.b.gérmen de trigo q.b.( quanto basta)Confecção: Depois de lavares bem os frutos, corta os morangos às rodelas ou aos pedaços. Coloca os frutos todos numa taça e acrescenta o iogurte natural. Polvilha com gérmen de trigo e serve.

Sugestão: Podes fazer esta sobremesa com menos variedade de frutos ou apenas com o teu favorito.

Pudim de tofu, chocolate e frutas

Imagem
Ingredientes: 170 g de chocolate meio-amargo300 g de tofu2 colheres de açúcar mascavado2 bananas médias picadas ou amassadaskiwis q.b.Confecção: Pica o chocolate e derrete numa frigideira grande, com 1 colher de água. Deixa arrefecer um pouco e transfere para o recipiente do liquidificador, juntamente com o tofu. Bate até ficar bem cremoso. Adiciona o açúcar mascavado e bate até ficar um creme aveludado. Divide metade do pudim e coloca em taças de sobremesa. Coloca uma segunda camada de bananas, seguida de mais uma de pudim. Põe uma fatia e kiwi no topo para enfeitar. Deixa no frigorífico até servir.