Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2011

Como escolher o peixe mais fresco

Imagem

Tabela de calorias dos frutos do mar

Imagem
É fácil encontrar porções deles espalhadas pelos quiosques de praias. Difícil é resistir à deliciosa variedade dos frutos do mar. Apesar de saborosos, os alimentos com cara de verão podem se transformar em armadilhas para a sua dieta. Entre os frutos do mar mais calóricos, a lagosta, o siri e o camarão se destacam, oferecendo 112, 107 e 106 calorias.

Os valores estão relacionados a 100 gramas dos alimentos crus eprovam que, apesar de fundamental, não basta atentar ao tipo de preparação dos alimentos. Ou seja, fugir das porções fritas é sempre recomendado, porém, as características nutricionais de cada um deles também precisam ser levadas em conta na hora de escolher seu petisco de praia.

A fim de facilitar sua decisão diante da variedade, apontamos, a partir da tabela nutricional abaixo, os pontos fortes e fracos das delícias provenientes do mar. 
Alimento  Kcal   Carb Prot  Gord   Col  Na  Zn Camarão cru1  106 0,91  20,31 1,73  152  148

Alguns truques para que sua batata palha caseira fique perfeita!

Imagem
Como podemos imaginar, o termo vem de sua semelhança com a palha. A chamada batata palha, é o complemento mais simples e saboroso de qualquer prato, seja ele carne bovina, aves ou frutos do mar.

O preparo caseiro desses palitos finíssimos, crocantes e dourados, é demorado, mas vale a pena o trabalho.
Ela pode ser cortada na faca, o que exige uma grande habilidade no manuseio, mas o utensílio mais usual para esse tipo de corte, pode ser até mesmo um ralador de queijo.

Existem alguns macetes para conseguir uma batata palha quase perto da perfeição, alguns deles citaremos a seguir...

Imediatamente após o corte, coloque a batata na água, pois ela escurece rapidamente. Troque essa água aproximadamente 2 vezes, para eliminar uma boa quantidade de amido. Deixe as batatas de molho na geladeira, pois o choque térmico auxiliará na "crocância" na hora da fritura. Prefira o óleo de girassol pois ele suporta melhor as altas temperaturas.
Na hora do preparo lave as batatas, deixe escorrer…