Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2011

Tsuru em Tecido

Imagem
Diagrama do Tsuru

Você vai precisar de:
*Diagrama do tsuru
*Retalho de tecido de sua escolha
*Régua (um esquadro ou régua de patchwork facilitam bem)
*Lápis preto macio (n°3 ou mais) ou qualquer marcador de tecido (não use caneta, porque pode borrar)
*Tesoura ou cortador e tapete de corte
*Goma (veja receitas abaixo)
*Bacia
*Ferro e mesa de passar roupa

Assim é como eu faço:

Pegue o tecido, coloque-o sobre uma mesa com o avesso para cima e marque com o lápis um quadrado de 12x12cm. O quadrado precisa ser marcado com exatidão para que a dobradura dê certo. Se preferir, marque-o um pouco maior e deixe para ajustar a medida depois de engomado.

Corte o tecido e mergulhe-o na bacia com goma (receitas para engomar logo abaixoGoma Pox, amido de milho, termolina leitosa ou cola branca) encharcando bem.


Deixe escorrer um pouco e coloque-o para secar sobre uma superfície plana (eu coloco sobre uma toalha velha e limpa dobrada em cima de uma mesa).

CURIOSIDADE " Origami"

Imagem
Um fogão a álcool, feito com uma lata reciclada, usando a técnica do origami

O fogão Cyclone é um  fogareiro ou espiriteira  a álcool , muito popular no Japão entre os campings.  Há muito tempo que  construtores japoneses de fogão usaram a arte do origami e equilíbrio em seus projetos.
O caimento e as dobras das latas são feitos de modo que elas sejam capazes de suportar o peso de uma panela pequena cheia, o designer do fogão é feito para que o ar fresco entre e gire em um turbilhão para que se mistura com o álcool vaporizado, dessa maneira trazendo mais economia e calor.

Água e  ou pedras podem ser adicionados ao álcool para atrasar o processo de evaporação. O equilíbrio é importante, se adicionar  muita água vai apagar as chamas, e não acrescentando o suficiente fará com que o álcool queime muito rápido.
Visite o site Cyclone Alcohol Stove e veja dezenas de maneiras de construir um fogão a álcool ecológico com latas recicladas.

Fonte: http://vidasustentavel.perus.com/
Site com vários p…

Caixa de tecido ou de papel

Imagem
Ontem falamos aqui sobre as possíveis aplicações do sachê Small da Greenleaf. E que tal você presentear seus amigos e amigas com um sachê em uma caixinha especial de origami? O diferencial desta caixa para presentes que vamos lhe ensinar a fazer hoje no nosso Passo a Passo– com a ajudinha do blog How About Orange – é que ela é feita de tecido! Para fazê-la você vai precisar de: 2 pedaços quadrados de tecido engomado de 20 cm.  Passo 1: Marque o centro da praça de tecido, levando as pontas laterais e dobrando-as. Pressione para marcar as dobras. Passo 2: Traga uma borda do quadrado resultante para dentro até que ela toque o ponto central e faça a dobra. Repita com os outros três lados.  Você vai acabar com quatro vincos.
Passo 3:Abra o quadrado deixando as abas laterais dobradas para dentro. Agora aperte os lados da aba superior para dentro conforme a foto abaixo. Passo 4:Traga a ponta da aba lateral sobre a espécie de  “parede” que se formou e pressione-o até o fundo da caixa.

Origami Diferentes!

Imagem