Postagens

Mostrando postagens de Setembro 3, 2011

Artigo sobre Casa Sustentável

Imagem
Captação de Água da ChuvaVeja essas dicas que o Ecoprático sugere para captar água da chuva:
http://ecopratico.com.br/blog/2009/09/captacao-de-agua-da-chuva-dicas/


1) Há várias formas de se captar a água da chuva. Você pode contratar uma empresa especializada, o que lhe custaria algo entre cinco e sete mil reais, ou fazer um sistema mais simples que, dependendo do material que você já disponha, pode sair por menos que 300 reais. A principal diferença entre um modelo e outro é a capacidade de água a ser captada (maior no primeiro) e a tecnologia envolvida na sua elaboração (muito mais acessível no segundo).

2) Caso você pretenda usar a água da chuva na rede de canos da residência, é necessário criar um encanamento paralelo ao de água potável. Assim, essa nova tubulação ficará responsável por abastecer a casa em suas necessidade não potáveis, como vasos sanitários e torneiras de jardins.

3) Nem toda cisterna precisa ser subterrânea. É possível simplesmente usar um recipiente de grande cap…

Casa de bambu

Imagem
Perto da cidade carioca de Niterói, encravada no meio da reserva do Parque Estadual da Serra da Tiririca, está a casa construída com uma técnica ecossustentável ainda incomum na cultura brasileira. No projeto residencial de 255 m2 da arquiteta Celina Llerena, o destaque é o bambu, usado como o principal material construtivo: tanto na estrutura quanto nas divisórias de ambientes, alizares de portas e janelas e das ventilações cruzadas na parte superior da construção. A estrutura da casa segue um princípio básico de pilares e soleiras. São dois tipos de pilares: os de fechamento que são os suportes para a sustentação das paredes, portas e janelas; e os pilares estruturais, que vão até o telhado, criando uma espécie de esqueleto da casa: são oito pilares estruturais na fachada frontal e oito na posterior, mais dois em cada fachada lateral. Detalhe: tudo de bambu. As soleiras são peças de amarração que percorrem todo o perímetro da casa, paralelamente ao piso, a uma altura de 2,70 m. Foram …

DESIDRATADOR SOLAR PARA FRUTAS E LEGUMES

Imagem
Pode-se desidratar frutas e legumes em casa, no quintal, onde houver sol durante o dia todo. O modelo apresentado é leve e pode ser deslocado de um local para outro em busca do sol em locais menores. Este processo permite que o sabor e a qualidade nutricional sejam mantidos sem adição de açúcar por osmose como nos pocessos industriais e, se corretamente preparados, podem durar até 2 anos, sem perder sabor, guardados em potes de vidro previamente esterilizados. Em casa, o mamão desidratado durou 1 ano, sem nenhuma alteração no sabor, com o pote sendo ocasionalmente aberto para uma beliscada, já que não era a fruta preferida. Para as dietas vegetarianas, os alimentos desidratados são uma valiosa fonte de nutrientes, mas devem ser consumidos em menor quantidade que os frescos e bem mastigados para que se reidratem e sejam devidamente absorvidos pelo organismo. ‘Os alimentos secados ao sol passam por um processo de energização, são recomendados para períodos de restabelecimento físico mas nã…

Ar condicionado que não consome nenhuma energia e sua casa pode ser sustentável de verdade.

Imagem
Uma das mais antigas e funcionais tecnologias de resfriamento da água está sendo utilizada para inspirar uma das mais novas soluções para resfriamento de ambientes. Você se lembra ou tem uma Moringa em casa ?A Moringa é aquele jarro de barro onde a agúa fica sempre em temperatura fresca não importando a temperatura externa do ambiente.É um processo físico bastante simples onde a porosidade da moringa faz com que ela fique constantemente evaporando água em sua superfície externa e com isso retire o calor da moringa fazendo com que a temperatura interna fique alguns graus mais fria que a temperatura externa. E é essa mesma antiga tecnologia que inspirou a invençao do ECOoler (esfriador ecológico) um novo sistema de ar condicionado doméstico que usa apenas a água da tubulação da casa para esfriar os ambientes.  A invenção surpreende pela sua simplicidade e versatilidade pois usa esse mesmo processo físico para esfriar ambientes, salas e dormitórios. É um conjunto de módulos que formam uma &q…

Diferencie sua casa"Crochê"

Imagem

Destilaria caseira de Álcool Combustível

Imagem
Faça uma pequena destilaria caseira , fabrique Álcool Combustível (etanol),  em pequenos sitios e chácaras.

Horta na garrafa pet

Imagem
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original. Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta. A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima. Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que …

Estudo mostra que pais não estão atentos aos sinais de estresse dos filhos

Imagem
Do UOL Estudos feitos pela Academia Americana de Psiquiatria (APA) mostram que há uma grande distância entre pais e filhos: os fatores que as crianças indicam como sendo os focos de suas preocupações nem sempre são enxergados, pelos pais, como algo que poderia estressá-las. Isso pode ter repercussões em longo prazo na saúde física e mental desses indivíduos. Os estudos acompanharam crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, que indicaram que suas maiores preocupações, entre outras coisas, eram sobre seus afazeres escolares, o que pensar do futuro acadêmico e sobre as finanças da família. Esses indivíduos também reportaram sofrer de dores de cabeça constantes, problemas para dormir e dores ou complicações estomacais. Mas o que surpreendeu os pesquisadores foi a total falta de conhecimento, por parte dos pais, sobre os problemas dos filhos. Apenas 13% dos pais entrevistados notaram o estresse nos filhos Durante o estudo, uma em cada três crianças (mais de 30%) indicou ter tido dores de cabe…

Como fazer um casinha de cachorro, passo-a-passo e sem complicações!

Imagem
Acasa de cachorroprovidencia sombra no verão e contra a chuva durante o inverno – um artefato obrigatório para cuidar bem do seu bicho de estimação! Com um pouco de conhecimento sobre o trabalho com madeira você mesmo poderá construir a casinha. Os passos abaixo irão guiá-lo: 1. Planeje o projeto através de um desenho.
2. Determine as dimensões.
3. Estrutura do piso: Pode ser construído com pedaços de 2×4 de madeira autoclavada.
4. Estrutura lateral, frontal e traseira: Feita com pedaços de madeira de 2×2.
5. Reunindo a estrutura: Assim que a estrutura estiver completa junte ao sistema de piso com parafusos e pregos.
6. Telhado: madeira compensada de 3/8″ de espessura.




Olha a casinha de cachorro feita com embalagens longa vida!!!
Não é o máximo???? E duuuuuuraaaaaa!!!! E não tem só casinhas de cachorro não, também tem produtos para pássaros e muito mais. Adorei!
Maiores informações já sabem. Ainda não sabem???? Então tá, e mail para: a.fabrica@hotmail.com

Como Fazer uma Compostagem em Casa

Uma maneira muito simples de diminuir o lixo doméstico é fazer compostagem. A matéria orgânica, qualquer coisa morta que um dia foi viva, é quebrada em migalhas de cor marrom, que você pode chamar de composto. Os ingredientes para formar um composto são ar, água, carbono e nitrogênio. O carbono e o nitrogênio são encontrados em matéria orgânica sólida que você coloca em camadas.Existe a quantidade ideal de cada ingrediente para fazer um bom composto. Muito carbono deixa o composto seco e muito nitrogênio deixa muito gorduroso.
Se formos analisar, a maioria do lixo orgânico das residências tem muito nitrogênio, ou seja, é rico em gorduras, e isso não ajuda a fazer um bom composto. Então, devendo adicionar materiais secos, como palha, folha seca, papelão ou papel amassado, que irão contribuir com carbono e também deixar espaço para a entrada de ar na pilha.
Nada como ver para aprender… Se não esta visualizando o vídeo, clique aqui.

Tratamento de Água que Usa Somente o Sol e Garrafa Pet

Imagem
Pelo menos um terço da população nos países em desenvolvimento não tem acesso a água potável. A falta de fornecimento adequado de água e de recursos de saneamento são fatores de sérios riscos à saúde e expõe muita gente ao perigo de contaminação de doenças transmissíveis pela água não tratada.Há cerca de 4 bilhões de casos de diarréia a cada ano, fora os 1,8 milhões de casos que terminam em morte. A cada dia cerca 4500 crianças morrem de desidratação devido à diarréia.SODIS, sigla em inglês para Desinfecção Solar da Água, trata-se de um método muito simples, de baixo custo e de grande eficiência na desinfecção de água para consumo humano, a partir do uso dos raios solares. Ele melhora a qualidade microbiológica da água, usando a radiação solar UV-A e a temperatura para inativar agentes patogênicos causadores de diarréia. Através do uso de garrafas PET com água, deixadas por 6 horas no sol, conseguiu-se a inativação total de coliformes e de outros microorganismos patogênicos, além da re…

Grafite Ecológico Com Lama

Imagem
Mais uma ótima idéia de grafite ecológico.Jesse Graves, um artista americano encontrou uma solução ecológica para desenhar sua arte nos muros de sua cidade. Segundo Jesse a lama coloca a consciência ambiental em evidência nos espaços públicos.Segue abaixo algumas fotos: Em seu site, Jesse disponibiliza uma seção “how to do”. Esta esperando o que? Para conhecer outras formas de pichação ecológica: Grafite com água Grafite com musgo Como fazê-lo.

Para evitar o uso de tinta spray tóxico Eu encontrei uma maneira de fazer stencils lama.       Materiais: Mylar, X-Acto faca, fita adesiva, esponja de lama,.
1.) Projete seu stencil. Desenhe seu estêncil do tamanho que você quiser, ou projetá-lo em um computador e imprimi-lo. Certifique-se de que você não tem ilhas (partes de uma imagem que vai cair se você cortar em torno deles, como o meio de uma O.) Se você estiver usando texto, use uma fonte stencil. Se estiver usando um computador imprimir o seu desenho o tamanho que você quiser que o estêncil a s…