Pontos Turísticos do Brasil


 


O Brasil é o quinto maior país do mundo em termos de extensão, com mais de oito milhões de quilômetros quadrados de área, sendo cortado pela linha do Equador e também pelo Trópico de Capricórnio, tendo áreas de clima equatorial, tropical e até temperado. Com toda sua extensão e variedade climática, o país possui as mais diferentes paisagens naturais, desde praias maravilhosas, até a floresta Amazônica, ou áreas frias de montanha. 

Além das suas belezas naturais, o Brasil conta ainda com uma grande população, que hoje chega a quase 190 milhões de habitantes, e que durante 500 anos de história aqui construíram cidades, monumentos e construções que marcaram época. Quase todas as cidades do país possuem uma história para contar. 
Veja alguns dos pontos que não se pode deixar de visitar no Brasil, mas saiba que são todos os lugares dignos de visita no país, que seria impossível listar todos:

Cataratas do Iguaçu e Usina de Itaipu
As Cataratas do Iguaçu já foram declaradas patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, devido ao seu grande potencial natural. Formadas há 150 milhões de anos, as Cataratas do Iguaçu possuem 275 quedas isoladas que, em época de cheia, formam uma frente única. Ficam na divisa entre Brasil e Argentina, sendo que a melhor vista fica do lado brasileiro, pois os saltos estão dispostos voltados para cá, sendo possível vê-los todos ao mesmo tempo. 

As quedas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, e ali também está a Usina de Itaipu, a segunda maior usina do mundo, responsável por maior parte da energia elétrica consumida no Paraguai, e também por parte da energia que vem para o Brasil. De cima da usina, o visitante pode ter uma vista panorâmica das quedas das Cataratas. 
Site: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/ 

Cristo Redentor e Corcovado
A estátua do Cristo Redentor é um dos principais cartões postais do Brasil e proporciona uma vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro. Uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo foi fundado em 1931. Possui 38 metros de altura e está localizado no morro do Corcovado, que possui mais 710 metros de altura, possibilitando a vista de uma bela paisagem.
A ida até a estátua já é um passeio: o visitante deve pegar um trem na estação Cosme Velho até o Corcovado, passando por uma floresta cuja paisagem é deslumbrante; depois, para chegar ao Cristo, ele pode pegar o Bondinho ou elevadores panorâmicos, outro passei com vista maravilhosa.
Site: http://www.corcovado-rio.com/ 

Praias do Nordeste
O litoral do Nordeste do Brasil preserva algumas das melhores praias do país. Com clima quente o ano todo e ensolarado o tempo todo, elas são dos mais diversos tipos, há praias desérticas e outras movimentadas, umas calmas e algumas badaladas, apropriadas para surfe e esportes radicais ou sem ondas, ótimas para ficar com as crianças. Para cada gosto, o Nordeste tem uma praia que vai agradar. Exemplos são as praias de Salvador, com areais e águas claras e barraquinhas de comidas típicas baianas, ou Porto Seguro, sempre cheio de jovens e muita música, com festas na noite; ou ainda Genipabu, cheia de coqueiros, dunas e casas de pau-a-pique, num cenário lindo. 
Site: http://www.praiasnordeste.com.br/ 

Praias do Sul
Na região sul do Brasil, estão algumas das mais belas praias do país, de areias claras e águas transparentes, e também algumas das mais visitadas durante o verão. Florianópolis, por exemplo, possuí praias belas, algumas com dunas, e outras com ondas altas, muito freqüentadas por surfistas. Outro lugar digno de visita é a Praia das Areias Brancas, um balneário no municiípio de Rosário do Sul (RS), que possui 3km de areias brancas e naturais, com grande movimento de bares, restaurantes e boates na sua orla. 

Floresta Amazônica
A maior floresta do mundo se espalha por nove países, sendo que sua parte brasileira atinge nove estados. Com biodiversidade única, a Floresta Amazônia concentra 60% das formas de vida existentes no planeta, sendo apenas 30% delas conhecidas pelo homem. São árvores gigantescas, plantas de todos os tipos e animais mais diversos. As frutas tropicais que ali nascem são um detalhe a parte, com sabores únicos, aromas inusitados e formas diferenciadas, são fonte de energia e vitamina, como os famosos cupuaçu e açaí. Em termos humanos, a Amazônia possui população formada com grande influência indígena, característica muito notada no folclore cheio de histórias e eventos, como a festa do Bumba Meu boi, e no artesanato, cerâmicas, colares, pulseiras e utensílios domésticos cheios de detalhes. O turista pode desfrutar de passeios ecológicos, a pé e a barco, nos inúmeros rios, afluentes do Rio Amazonas, admirar a cultura e inúmeras festas folclóricas ou conhecer um sem número de cidades e pontos históricos.
Site : http://www.amazonia.org.br/ 

Bonito - MS
Com uma paisagem natural única, formada pelo cerrado e águas muito transparentes, Bonito é conhecida como ponto turístico para os mais diversos gostos. Trilhas, cachoeiras e abismos para rapel são um grande atrativo para quem gosta dos esportes radicais. Para as pessoas mais tranqüilas, existem passeios mais leves, para observar a paisagem e aproveitar as águas límpidas do lugar.
Site: http://www.portalbonito.com.br/turismo/passeios.asp 

Águas do Rio Quente 
Próximo à cidade de Caldas Novas, as Águas do Rio Quente são um exemplo raro de águas naturalmente aquecidas sem ligação com vulcanismo. A grande profundidade que a água da chuva atinge quando entra através de fendas e rachaduras no solo, faz com que fique altamente aquecida, e quando migram em direção à superfície formam fontes termais. Diversas pousadas, hotéis e resorts tornam a vista a essa maravilha da natureza mais confortável. Além de poder desfrutar dos banhos nas águas termais, o turista pode fazer passeios pelas matas da região e aproveitar diversas atividades que ocorre o ano todo por ali.

Parque do Petar 
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é hoje um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, pois é ali que está uma das Unidades de Conservação ambiental mais importante do mundo. Abrigando a maior porção preservada de Mata Atlântica do Brasil, com mais de 300 cavernas, cachoeiras e trilhas, além de comunidades tradicionais e quilombolas e sítios arqueológicos. É local perfeito para a prática de esportes radicais e também para desfrutar da natureza.
Site: http://www.petaronline.com.br/petar.htm 

Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis é um fenômeno único da natureza, são 155 mil hectares de dunas, lagoas, rios e manguezais, que levaram milhares de anos de ações da natureza para se constituir na sua forma atual. A paisagem é deslumbrante, com uma imensidão de areias que faz a região se assemelhar a um deserto, mas apenas se assemelhar, pois é banhada por rios e lagoas. As praias da região também são lindas, e são acessadas de barco, partindo da cidade de Barrerinhas. 
Site: http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/lencois/index.html 

Chapadas
Com as formações de relevo mais antigas do Brasil, as Chapadas são formações rochosas que constituem um cenário ecológico único. Ali estão piscinas naturais, rios, cachoeiras e grutas que valem uma visita. Para chegar até esses locais, são necessárias caminhadas curtas ou longas, em contato com a natureza. As chapadas mais conhecidas no Brasil são a da Diamantina, a dos Guimarães e a dos Viadeiros.

Cidades Históricas de Minas
Minas Gerais possui um grande conjunto de cidades que ao longo dos anos conservaram suas principais características da época em que foram fundadas, principalmente no período da exploração do ouro na região. São municípios que conservam arquitetura, obras de arte e tradições que contam parte da história do país. Diamantina, Ouro Preto e São Tomé das Letras são algumas dessas cidades.
Site: http://dotmg02.mg.com.br/clientes/001/01/01/cidadeshistoricas/portal/cidadeshistoricas/ 

Pantanal
O Pantanal Matogrossense é uma planície que anualmente é alagada por diversos rios que descem do Planalto Central Brasileiro. Algumas regiões formam baías de água salgada ou doce, que não secam mesmo no período de estiagem dos rios. A área, além de formar uma paisagem única, possui uma enorme biodiversidade, conhecida principalmente pelos pássaros e peixes. O Pantanal oferece diversas possibilidades de passeios, seja para observar a paisagem, seja para a prática da pesca ecológica. 
Site: http://www.pantanalms.tur.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira