sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dica como fazer uma festa infantil saudável

É possível elaborar uma festa infantil saudável, divertida 
e sem prejuízo à satisfação da criançada? 
Se pensarmos em 
festa infantil, 
imediatamente nos vem 
à cabeça, hot dog, 
refrigerantes, algodão 
doce, pipoca, batatas 
smiles, crepes, muitos 
brigadeiros, beijinhos, 
bolos, guloseimas, 
salgadinhos fritos em 
geral. Estes são alguns 
dos alimentos comuns 
em festas que 
preocupam médicos e nutricionistas por causa da obesidade infantil, pois 
contribuem para o excesso de peso.
Enfim, é difícil estabelecer uma ligação entre festa infantil e uma 
alimentação equilibrada e saudável. Para ser saudável, não é necessário acabar 
com a alegria e satisfação da criançada, abolindo o tão esperado brigadeiro. 
Mas algumas mudanças podem ser realizadas, tornando o aniversário mais 
divertido e nutritivo, basta ter bom senso, evitando a promoção de alimentos 
ricos em sabor e pobre em qualidade. 


A festinha infantil do seu filho seja em casa ou em buffet infantil pode se 
transformar em uma oportunidade de promoção de hábitos alimentares 
saudáveis. Contudo, para ter um resultado satisfatório, basta planejar, 
começando pela organização da comida, o espaço, as atividades.  A comida a ser servida na festa deve ser simples, colorida, divertida, 
gostosa, saudável, fácil de segurar e de comer: Abaixo, algumas dicas de como 
garantir uma festa nutritiva e deliciosa: 
Œ Espetinhos de frutas; salada de frutas 
com a uma opção - iogurte natural para 
quem quiser misturar.; espetinho de 
bananas congeladas*;
Œ Salgadinhos fritos podem ser 
substituídos por assados;
Œ Hot dog de forno ou com pão francês 
integral, pastel de forno, etc;


Œ Inventar bebidas para servir em festas infantis diverte as crianças e é 
criativo, em vez de refrigerantes, substitua por sucos naturais, 
preparados na hora, com a combinação de frutas frescas que as crianças 
escolherem. Utilize copos coloridos e enfeitados. 

Œ Alguns doces nutritivos podem ser oferecidos (docinho de cenoura, de 
beterraba, picolés de frutas **); 
Œ Trocar a mesa de guloseimas extra, por uma mesa com frutas decoradas 
ou não há necessidade de tê-las no evento; 

Œ Incentive a criançada a comer mais do que apenas doces, fazendo 
lanchinhos em formatos divertidos e coloridos para tentá-las. 
Já existem buffet infantil com cardápio variado, diferenciado e mais 
saudável, oferecendo aos pais e crianças lanchinho Natural (com pão integral, 
queijo branco, chester, tomate cereja e agrião) ou recheado com creme de 
cenoura e creme de alface.  Atenção também aos saquinhos de doces  distribuídos ao final da festa,  
afinal são mais um reforço das exageradas guloseimas nada saudáveis 
presentes no evento.


 Bolinhos Salgados de Tomate Seco e Milho com Azeitona

 Uma dica seria presentear os amiguinhos de seu filho(a) 
com livros que mostrem a importância da boa alimentação ou desenhos de 
frutas, verduras e legumes animados para colorir. Use a criatividade! 
Use alimentos nas brincadeiras das crianças, planeje jogos energéticos, 
exemplo árvore de frutas, morda a maça, passando a laranja, etc. 
É possível sim unir sabor com saúde sem prejuízo à satisfação da 
criançada, a festa será um sucesso, basta ter planejamento e criatividade. 
Boa Festa e Bom Apetite!! 
____________ 
* Banana congelada: Enfie palitos de sorvete em bananas sem cascas e deixe no 
freezer por aproximadamente 30 minutos. Mergulhe em chocolate derretido e passe no 
coco ralado. 
** Picolés - Congele suco de frutas em moldes para picolé para fazer bebida no 
palito.  
*** Sucos - Encha fôrmas de gelo com sucos de maçã, laranja, maracujá; congele. 
Coloque os cubos em copos altos, encha com limonada e decore com frutas. 



Fonte:www.nutrociencia.com.br/.

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Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

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