domingo, 29 de abril de 2012

Imperfeições da madeira



Qual o nome da massa que pintores usam para corrigir defeitos em madeiras?

Resp: Não existe um nome certo, pois cada fabricante de tinta da um nome diferente para seu produto, porém, esse tipo de material é mais conhecido como massa própria para madeira, quero dizer; quando for comprar esse produto, diga para o vendedor que deseja comprar massa própria para tirar imperfeições na madeira.


Qual os tipos de massa que podemos usar para tirar defeito da madeira antes de envernizar ou pintar?

Basicamente existem dois tipos de massa para tapar buracos em madeira, ou melhor dizendo; existe massa de cor/tingida na cor da madeira que é utilizada para tirar defeitos antes de envernizar a porta ou móvel e massa branca que é usada para alisar e tirar defeitos das portas antes de pintar.

Massa de cor/tingida ou colorida:

A massa de cor é aquela que pintores usam para corrigir defeitos das madeiras antes de envernizar, vou passar um exemplo na prática deste tipo de material:

Quando vamos envernizar uma porta de madeira na cor mogno e a porta está com um pequeno defeito o que devemos fazer?

Nesse caso devemos comprar massa própria para madeira na cor mogno, pois a massa já estará na mesma cor da madeira e quando aplicarmos a massa sobre o buraco quase não notaremos o defeito.

Então você me pergunta: e a massa branca de madeira, onde podemos usar a mesma?

A massa branca própria para madeira é utilizada na correção e alisamento de portas antes de pintar, quero dizer; quando observamos uma porta pintada de branco bem lisinha e perfeita, isso quer dizer que foi usado massa branca para alisar a porta antes de pintar, porém, também existe a massa rápida que é utilizada na pintura laca para tirar defeitos em madeira, sendo que, não vem ao caso falar agora deste tipo de material.

Enfim, segue o procedimento para tirar imperfeições em madeira antes de envernizar:

1º Passo: Lixe a madeira da porta ou móvel com lixa de nº 150 e remova a poeira.
2º Passo: Pegue um pouco de massa própria para madeira com uma espátula e passe sobre o defeito.
3º Passo: Se a massa aplicada minguar é necessário aplicar outra demão de massa sobre o defeito da madeira até nivelar o buraco com a superfície.
4º Passo: Após corrigir o  buraco da madeira, devemos lixar o mesmo com lixa de nº 150 e remover a poeira.
Finalização: Aplique três demão de verniz sobre a madeira obedecendo o intervalo de secagem do verniz que é sugerido pelo fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel