quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como tratar gripe e resfriado


A queda de temperatura e a instabilidade do tempo, típicas do outono, já começaram a dar o ar da graça. Junto com isso aparecem incômodos como congestão nasal, dor de garganta e febre. É gripe ou resfriado? Depende. Mas, atenção: saber a diferença é fundamental para um tratamento eficaz.
Mais do que simples nomenclaturas, a gripe e o resfriado são doenças distintas, que devem ser tratadas de formas diferentes. Segundo o médico Alexandre Giandoni Wolkoff, descobrir o mal que afeta o paciente é mais simples do que parece.

— Os sintomas do resfriado são apenas nasais. A gripe é mais preocupante, apresenta sintomas mais severos e pode evoluir para outras doenças. É preciso cuidado com a gripe porque pode ser o estágio inicial de uma pneumonia


 — ressalta.
Muito confundida com a dengue, a gripe deve ser tratada em consultórios médicos.

— As pessoas têm o hábito de se automedicar, usando principalmente aspirina. Se o quadro for de dengue, além de não curar a doença só piora — explica Wolkoff.
Os antitérmicos são os únicos medicamentos permitidos, para o controle da febre, antes da visita ao médico.

Resfriado
Os sintomas são coriza, vermelhidão nos olhos, dor de garganta, febre baixa e congestão nasal. Tratamento adequado: boa alimentação, hidratação, higiene nasal ou uso de descongestionantes, antitérmico (em caso de temperatura superior a 38C) e repouso.

Gripe
Calafrios, tosse, dor muscular, febre alta e fadiga. Tratamento: antitérmico (em caso de febre), antiviral (receitado pelo médico) e repouso.

Prevenção
O resfriado não tem como ser prevenido, apenas controlado. Já a gripe, é recomendada a aplicação da vacina, que pode ocorrer a partir dos 6 meses de idade.

Vacinação
A vacina contra a gripe é encontrada na rede particular e em unidades públicas, em campanhas. O calendário deste ano foi oficializado ontem. Será de 5 a 25 de maio para crianças (até 2 anos),


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/como-tratar-gripe-resfriado-4728090.html#ixzz1tjj0oCn6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel