Vaso de plantas feito de casca de ovo.

passo-capa

Essa é mais uma daquela idéias simples e geniais de reaproveitar coisas que iriam para o lixo e transformá-las em objetos criativos e originais. O resultado dessa experiência é um vaso para pequenas plantas feito com casca de ovo. Além do visual simpático, o recipiente ainda é 100% eco-friendly. Todos os elementos são biodegradáveis e podem virar adubo orgânico no futuro. Convenhamos, bem melhor que plástico.
Primeiro passo – Materiais
Você vai precisar de:
• Cascas de ovos;
• Embalagens de ovos;
• Adubo ou terra;
• Uma colher ou pá de jardinagem;
• Sovela, agulha, alfinete, ou qualquer outro objeto longo e pontiagudo;
• Faca;
• Sementes.
passo1
Ovos, sementes, adubo e algumas ferramente são suficientes para montar o vaso/Fotos:NaturalCulture
Segundo passo – Preparar as cascas dos ovos
• Com cuidado, quebre a parte de cima do ovo. Você pode fazer isso com a pontinha da faca ou na borda de algum recipiente.
• Esvazie o ovo. Aproveite o conteúdo para fazer uma gemada, omelete ou ovos fritos, essa opção deixamos para você. Se você não come ovos, procure alguém que goste e faça esse agrado. Só não vale jogar fora. Não esqueça que metade de toda a produção mundial de comida é desperdiçada!
• Limpe, delicadamente, todo o ovo, tanto dentro quanto fora. Se você tiver algum receio de problemas com bactérias, como a salmonela, ferva as cascas em uma panela de água por alguns minutos.
passo2
Depois de quebrar o topo dos ovos e retirar seu conteúdo você pode ferver para evitar bactérias.
Terceiro passo – Drenagem
• Pegue a casca de ovo vazia e faça um furo na parte oposta à abertura feita anteriormente. Deve ser um orifício pequeno, feito com a agulha ou outro material perfurante. É por aí que a água irá escorrer, impedindo que sua plantinha se afogue. Basta um orifício, mais de um poderá fazer com que a casca do ovo se quebre.
passo3
Com um objeto perfurante, abra um pequeno orifício no lado oposto à abertura feita anteriormente. 
 
passo4
É por aí que a água da irrigação irá escoar.
Quarto passo – Preparar o terreno
• Com a colher, adicione a terra ou adubo na casca do ovo. Se o solo estiver muito seco, borrife um pouco de água enquanto você enche o vaso.
passo5
Coloque a terra ou adubo dentro da casca do ovo, borrifando um pouco de água.
Quinto passo – Plantar
• Antes de sair plantando qualquer coisa no seu vaso biodegradável, pense bem no que você irá cultivar. Leve em consideração os cuidados que cada planta precisa, como a quantidade de sol que ela terá disponível ao longo do dia. Com isso decidido, plante de acordo com as indicações da embalagem.
• Se você quiser ver a evolução da plantinha e está sem muita paciência para esperar o tempo de germinação de algumas mudas, tente espécies como o feijão. Sabe aquela experiência do feijãozinho com algodão que todo mundo fez na escola? É só substituir o algodão pela casca do ovo.
passo6
Cuidado na hora da escolha da planta. Prefira aquelas que se adaptem melhor ao ambiente.
Sexto passo – Aproveite!
• Agora é só acompanhar o crescimento da planta. Você pode fazer várias unidades e colocá-las na caixa de ovos. Essa base é ideal para manter seus vasos seguros e garantir a correta drenagem das plantas, além de ser totalmente reciclável e, cá pra nós, bem bonitinho.
• Quando a plantinha crescer e o vaso se tornar pequeno para ela, você pode transferir tudo para um vaso maior (um ovo de avestruz, quem sabe) ou para o chão do jardim. Segundo o inventor da ideia, o melhor é quebrar a casca do ovo antes de replantar. E pode deixar seus restos no solo mesmo, pois além de ter abrigado sua planta, o vaso ainda vai servir de adubo para que ela cresça ainda mais.

Quando as plantinhas não couberem mais no vaso, transfira-as para um lugar maior. Com vaso e tudo!

fontehttp://www.ecodesenvolvimento.org

Comentários

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira