terça-feira, 18 de setembro de 2012

o poder da linhaçã na sua dieta!

O poder da linhaça

Nos últimos anos, a linhaça vem ganhando espaço pelos inúmeros benefícios que ela proporciona à saúde. A semente é um alimento funcional, ou seja, aquele que ajuda a diminuir o risco de diversas doenças através de seu uso contínuo.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Austrália, comprovaram que pacientes que consumiram continuamente a semente tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, além da diminuição do colesterol e do peso.

A linhaça é composta de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 2 e Ômega 3). É a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza.

“A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exercito de defesa do nosso corpo” afirma a nutricionista Dra. Andrezza Botelho da Silva.

O combate à inflamação é tão importante que ameniza os danos da exposição solar, toxinas do meio ambiente e até alguns agentes químicos. “Atua também na gordura corporal em especial na adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico” ressalta a nutricionista.

A linhaça também é rica em lignana, uma fibra que varre as toxinas do nosso organismo e ajuda no funcionamento intestinal. Ela pode ser ingerida moída, pois possui uma casca grossa que fica difícil muitas vezes de ser mastigada, além de trazer mais benefícios nutricionais do que a semente inteira. Para moer, basta colocar a semente de linhaça no liquidificador ou triturador por pouco tempo, até virar um pó mais consistente.

“A quantidade certa para ingestão da linhaça varia de paciente para paciente, mas de um modo geral quando suplementado no mínimo 1 grama dia ou 1 colher de sopa rasa do óleo de linhaça extra virgem” explica a Dra. Andrezza Botelho.

A nutricionista dá duas dicas bacanas para quem quer incluir a linhaça à alimentação:

Para o intestino funcionar bem:
 Deixe de molho 1 colher de sopa da semente dourada em ½ copo de água filtrada por 4 horas. Após esse período bater o gel formado com um suco de fruta.

Como molho de salada: 1 parte de óleo de linhaça para 2 partes de azeite extra virgem mais erva a gosto. Sempre que possível triture a semente para obter a farinha na hora do consumo, mantendo assim, íntegra a propriedade benéfica da linhaça.
Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel