05 Remédios caseiros pra curar sinusite




A sinusite é uma inflamação que ocorre nos chamados seios paranasais, que pode acontecer devido a vários fatores, como um processo infeccioso por vírus, bactérias, ou fungos, ou mesmo pode estar associada a uma alergia ou uma inalação de poluentes. Os seios paranasais se localizam nos ossos da face. Eles são formados por um grupo de cavidades que se abrem dentro do nariz.

Para tratamento, aconselha-se frutas cítricas, como a laranja, limão e tangerina. A mistura de água com uma pitada de sal, ou o soro fisiológico são outras opções de remédios para sinusite. Eles ajudam a manter as vias respiratórias bem ventiladas, proporcionando uma boa função nasal. Existem fatores primordiais para quem sofre desse problema, como manter a casa sempre limpa e beber bastante água. Há várias maneiras de prevenir a sinusite. Veja a lista de prevenções:

Soro fisiológico
Inalações
Beba líquidos frequentemente
Mantenha o ambiente que você vive sempre limpo
Consuma Vitamina C, poderoso combatente das inflamações respiratórias
Evite fumar, ou a fumaça do cigarro


Plantas naturais

O tratamento da sinusite pode ser feito com plantas naturais, melhoram o funcionamento nasal e curam o problema. Sob a forma de óleo é essencial para fazer inalação a vapor. O tomilho, o pinho, e o eucalipto, são plantas que possuem uma poderosa ação desinfetante.

Se você não deseja gastar com os medicamentos convencionais, você pode economizar utilizando ervas que curam, garantindo sua saúde com as plantas naturais. Tenho aqui algumas receitas que você poderá fazer para curar a sinusite.

Chá de gengibre:

O gengibre é excelente remédio para sinusite, e você pode utilizá-lo na preparação de um chá. Há duas receitas de que levam o gengibre:



1-Ingredientes:
1 colher (café) de pó de gengibre
1 colher (chá) de suco de limão
3 cravos-da-índia
12 folhas de louro verde
1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água, e acrescente as folas de louro, os cravos-da-índia e o pó de gengibre. Deixe no fogo por 5 minutos, e depois apague e junte ao suco de limão. Tome bem quente e sem adoçar.


2-Ingredientes:
Dois limões
Uma colher (sopa) de gengibre fresco
Dois dentes de alho
Duas colheres (sopa) de mel

Modo de preparo:

Extraia o suco dos limões e amasse o alho. Leve ao fogo e deixe-os ferver. Depois, desligue o fogo e coe. Beba o chá 30 minutos antes de se deitar.

CONTRA INDICAÇÕES: em caso de cálculo biliar e problemas de estômago, evitar tomar o chá. Mulheres grávidas também devem evitá-lo.

Infusão de Tomilho:

Ingredientes:

Folhas secas de tomilho, sachê de infusão de tomilho ou óleo essencial de tomilho (uma gota basta).
Aparelho para inalação

Modo de preparo:
Faça uma infusão usando o tomilho no reservatório do inalador. Para garantir uma boa evaporação, o tomilho deve estar fervendo ou muito quente. Só assim permitirá uma boa penetração e circulação do vapor entre as vias respiratórias.

Caso não queira fazer a infusão do planta, é possível obter um bom resultado com o óleo essencial de tomilho. Basta misturar na água fervendo, uma gota é o suficiente. Então coloca-se no inalador, como no processo descrito acima. Faça a inalação por cerca de 3 minutos.




Cataplasma de cebola:

Ingredientes:


De 4 a 6 cebolas.
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
2 pedaços de pano (de algodão)
Papel Toalha

Modo de preparo:

Pique as cebolas e leve ao fogo. Utilize o vinagre de maçã para dourá-las até que fiquem translúcidas. Em seguida, tire do fogo e coloque a preparação sobre o papel toalha, depois cubra com um dos pedaços de pano. É necessário muita atenção nessa parte, devido a dificuldade de medição da posologia. Cubra os olhos com o outro pedaço de tecido molhado. Após feito isso, coloque o cataplasma no nariz e respire. Coloque um tecido entre o preparado do cataplasma e sua pele, para evitar danos a sua pele, como queimaduras. Quando a temperatura baixar, você poderá remover o tecido entre o emplastro e sua pele. Pode ser usado por várias horas.



Xarope de agrião e cebola roxa:

Ingredientes:
1 molho de agrião
3 cebolas roxas
1kg de açúcar mascavo ou 1 rapadura.

Modo de preparo:

Pique o agrião e a cebola em pedaços bem pequenos. Coloque em um pires e acrescente o açúcar mascavo ou a rapadura, caso tenha optado por ela. Leve ao forno por uma hora e depois esprema tudo. Guarde o melado em um vidro ou garrafa escura. Tomar uma colher de sopa 4 vezes ao dia. Em 30 dias sentirá o alívio.




Soro fisiológico:

Ingredientes:

1 litro de água
1 colher (café) rasa de sal

Modo de preparo:

Ferva um litro de água com a colher rasa de sal. Espere amornar. Para aplicar nas vias nasais, utilize uma seringa para instilar dentro de cada narina.

fonte http://economizecomplantas.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira