Ideias para chá de panela/bar/lingerie/qualquer coisa



Quem organiza o chá?
As madrinhas.
Maaaaaaaaaaaaaaaaas, vou te contar uma coisa. 

Não é porque as madrinhas que montam o chá que
 a noiva vai ficar no "escuro" sem saber de nada. Perguntem 
pra noiva algumas coisas, como o que ela gosta (ou não!),
 o que ela quer ganhar (óbvio!) e pensem com carinho numa
 festinha que tenha a cara da amiga.

Quanto tempo antes do casamento isso deve ser feito?
Cerca de um mês antes, mais ou menos.

Quais os tipos de chá?


Chá de cozinha ou panela (o tradicional) - os presentes são para 
completar a cozinha, mas SEMPRE alguém aparece com um balde,
 prendedor de roupa ou vassoura. Ou seja, são presentes pra
 limpeza da nova casa.


Chá bar - o legal dessa festa, era que originalmente quem fazia 
eram os PADRINHOS. E se o chá de panela só reúne a mulherada, 
no chá bar só aparecia homem. Mas hoje é comum ser misto
 - vão todos os casais de padrinhos. Os presentes são (geralmente):
 abridor de garrafa, balde de gelo, taças, kit caipirinha, coqueteleira,
 garfinhos de aperitivos, essas coisas.


Chá de lingerie - preciso explicar? Hahahaha


Chá de qualquer coisa - esse é pra quando a noiva não quer
 determinar um tema e quer deixar a festa mais "livre".
Na casa da noiva.

Tem que fazer brincadeiras?
Olha, EU não gosto. Não vejo graça em pintar a noiva ou fazê-la 
mostrar todo o gingado na dança da garrafa. Mas tem gente que gosta.
Então, pergunte para a noiva o que ela QUER.
Eu trocaria todas essas brincadeiras por um depoimento de cada
 amiga presente, contando algo marcante na amizade com a noiva;
 ou uma lista onde cada uma diria o que acha que é importante para a vida de casado.

O que servir?
Tudo o que é fácil de se pegar. Lanchinhos, canapés, docinhos,
cupcake ou bolo, champagne se você forphynna, ou seja,
 tudo que uma reunião de amigas tem direito.

Como esse assunto reeeeeeende, vamos falar (em breve)
 separadamente sobre os chás e dentro disso abordaremos:

- Decoração;
- Lembranças;
- Ideias para "entreter";
- Convite;
- Comidinhas práticas.

 O chá de lingerie é organizado por uma pessoa próxima à noiva (no caso vocês, madrinhas!). Mas, nada impede que a própria noiva organize o evento e conte com a ajuda das amigas para preparar e distribuir os convites, decorar o ambiente.

Antes de tudo deve ser definido o local, o dia e o horário do evento. Geralmente ele é feito no final de semana, entre as 16hs e 20hs. Além, disso não se pode esquecer de fazer uma listinha com o nome das convidadas e os presentes. Os convites podem ser enviados para a mulherada (sim, no chá de lingerie só participam as mulheres) pelo correio, pessoalmente ou até por e-mail.

Quanto aos modelos, solte a sua criatividade! Seja simples ou mais sofisticado, divertido ou delicado, o importante é fazer um que te agrade e (por quê não?) deixe as convidadas babando. Dá só uma olhada nesses modelos aqui:

 
Geralmente o chá de lingerie também é feito cerca de um mês antes do casamento. É mais comum as noivas se reunirem em casa mesmo, mas se você quiser quebrar o comum e inovar, uma ideia é fazer o chá em um motel. Isso mesmo! Há quem prefira um lugar mais ousado, já que o evento é bem sugestivo...rs

Vamos às dúvidas mais comuns:
O que colocar na lista de presentes?Peças básicas como calcinhas, sutiãs, conjuntos, camisolas, baby doll e aquelas lingeries mais sensuais. Para evitar confusão, a noiva deve fazer uma lista com todos os ítens que gostaria de ganhar, especificando as cores preferidas e o tamanho certo. A lista pode ser deixada em uma loja, para facilitar a compra dos presentes.

E a decoração e a música?
Bem, eu apostaria nas flores para deixar o ambiente mais alegre. Buquês bem coloridos. Balões de gás hélio em formato de coração, que ficam suspensos, criam um efeito lindo.Quanto à música, eu diria que o chá de lingerie merece músicas bem animadas.

Devo fazer brincadeiras?
Como o tema da festa já é diferenciado, permite brincadeiras mais “ousadas”, mas é preciso ter cuidado com os excessos. As brincadeiras que possam ser constrangedoras devem ser deixadas de lado, afinal, o objetivo da festa é a descontração. Mas, muitas pessoas também contratam aulas de striptease ou de dança do ventre, especialista que dá dicas de sedução e até um striper para animar a festa. Assim, as convidadas ficam mais à vontade (ou não!), e a festa mais descontraída e agradável.

O que servir para comer e beber?
Petiscos com formatos que remetem ao romantismo como docinhos em formato de coração, cupcakes, canapés, mini sanduíches e biscoitinhos em formatos delicados são ótimas opções. Para beber, chá gelado e suco de sabores variados. Vale também contratar um bartender para preparar drinks coloridos e gostosos durante toda a festa.

O que dar de lembrancinha?
Bem, opções não faltam! Algumas são muito fofas como mini sabonetes em formato da silhueta feminina ou de corações, e saches perfumados. Há também chocolates em formatos sugestivos ou dadinhos do amor, chaveiros em formato de sutiã e até mini garrafinhas com sais de banho. Vai do estilo da sua festa, se foi mais ‘comportada’ ou mais ousada.




Bem, vamos ao que interessa. Para o bem-estar de todos, há outras formas de substituir o tradicional chá de cozinha pelo Chá Bar! O máximo, né? O objetivo do chá bar é reunir os familiares e os casais de amigos, para um momento de bate-papo, risadas, brincadeiras e, é claro, os presentinhos. Além disso, são arrecadados utensílios e ítens para o bar da nova residência do casal. (Para quem não for ter um bar em casa, eu substituiria os presentinhos por coisinhas para a casa mesmo).

Vamos lá!

Quem organiza o chá bar?
Os responsáveis pela organização são as madrinhas, e nesse caso, até padrinhos (se quiserem). Pode ser organizado por alguém da família também. Não é indicado a participação dos noivos, mas como o evento é para eles e deles, então acho mais do que justo a opinião do casal.

O primeiro passo:Definir um tema. Sim, um evento temático faz qualquer pessoa entrar no clima. Nessa hora, solte a sua imaginação! Vale tudo! Veja algumas dicas:

- Degustação de vinhos: Para os amantes da bebida, que tal uma noite para degustar os mais variados tipos com direito a uma aula com um enólogo (ou sommelier) e tudo mais? Aqui também vale fazer a harmonização com queijos.

- Lua de mel: Você pode usar o destino da sua viagem para decorar sua casa no dia do chá bar. Vai para o México? Então aposte nos cactos e suculentas, e toalhas nas cores da bandeira mexicana. No cardápio, margaritas e tequila, além de tacos e nachos.

- Vai para Paris? (hein, Vitória? rs): Que tal um ambiente à luz de velas, com detalhes e enfeites românticos, acompanhados de um bom champagne e uma comidinha pra lá de especial?

- Las Vegas?: Ahhhh a cidade do pecado, como dizem. O sonho de destino de muitos casais (inclusive o meu rs).Well, então por que não decorar as mesas com toalhas verdes, como as usadas no jogo, e espalhar pelos ambientes fichas de poker? Vale também brincar com jogos de luzes bem coloridas pela casa, além de ter à disposição diversos tipos de drinks, preparados por um barman.. não seria legal?

- Hobby do noivos: Um dos dois adora cinema? Então por que não ambientar a casa no estilo Hollywood, com muitas estatuetas (falsas) do Oscar e muita, mas muita pipoca?

- Luau: Seu chá bar pode ser à beira da piscina, com muitos drinques coloridos e colares hawaianos, numa linda noite de lua cheia. Mesmo se você não tiver piscina em casa, vale à pena investir nesse tema. É alegria na certa!

Ok, já deu pra perceber que nessa etapa, o que vale mesmo é soltar a imaginação e curtir esse momento! Continuando...

Definir a data e horário:
É indicado marcar entre as 16hs e 17hs, e pode ser agendado entre 20 dias a um mês antes do casamento. Após, é importante fazer uma listinhas com os convidados, se terá brincadeiras, quem irá ‘comandar’, quanto aos comes e bebes, e por aí vai.

Hora de fazer os convites:É nesse momento que você pode usar a sua criatividade. O estilo do convite pode ser o mais descontraído possível. Uma dica bem legal é o modelo em formato de garrafas e com fotos dos noivos. E as informações que deve conter são básicas: nome do convidado, local, data, horário, nome dos noivos e indicação de qual presente levar.

Brincadeiras:
Essa é (ainda) uma das decisões mais difíceis. Mas vale lembrar que elas NÃO são obrigatórias. E, caso tenha, a brincadeira é realizada de acordo com o perfil dos noivos. Tem as mais lights como acertar o presente que os convidados oferecem aos noivos, assim como cantar uma música, achar as alianças na farinha de trigo ou dançar uma música bem brega. Vai da criatividade (e bom senso!) de quem organiza o evento.

Claro que para cada erro dos noivos e convidados, vêm os castigos, os micos. Muitos casais usam batons para pintar o rosto e maquiagem para brincar. Mas, uma idéia bem legal (pelo menos eu achei) é quando errarem os presentes, o casal ou o convidado oferece uma peça de roupa ou um alimento a uma instituição de caridade. Bacana, né?

Comes e bebes:
Huum, é a melhor hora do chá bar.. (brincadeirinha). Como o horário indicado é no meio da tarde, então dá para servir uma variedade de doces e salgados. Bem, pensei em algumas dicas caso você não tenha um tema definido.

Mas, por favor, nada de coxinha, empadinha e tantas inhas!!!! Invista em algo mais elegante como mini torradas com patê de azeitonas pretas, talvez de atum. Ah, outra boa pedida também é com cream cheese, ou canapés de camarão. Vale também servir mini pães de queijo bem fresquinhos e quentinhos ou até finger food.

Entre os doces? Bem, eu indicaria mini CupCakes, potinhos com Mousse de Chocolate com Recheio de Frutas Vermelhas e até um Mousse Inglês com Calda de Maracujá. Tenho certeza que seu chá bar fará um sucesso com tantas coisas gostosas! :)

Decoração e música:
Bem, particularmente acho que flores, muitas flores deixam o ambiente mais aconchegante e alegre. Por isso, invista nelas. Nos mais variados tipos. Não sou entendida no assunto, mas tem algumas que eu aprecio muito como a Boca de Leão e os conhecidos Girassóis! Tem dúvidas quanto à trilha musical? Então não corra riscos. Eu apostaria nas bandas mais ‘clássicas’ como Bee Gees, Madonna, Michael Jackson, Coldplay, U2, e por aí vai. Quantos às comidinhas, eu as deixaria numa mesa, também bastante enfeitada.

Já quanto aos presentinhos, eles devem ser entregues no dia. Assessores de casamento dizem que a faixa de preço, modelo, estilo e até cor podem ser estipulados pelos noivos. Acho que vale colocar a ‘sugestão’ de presente no convite do chá, mas exigir que seja exatamente como o que gostaria de ganhar, aí é deselegante demais.

Está sem idéia do que sugerir na listinha de presentes do chá bar? Dá só uma olhada nessas dicas:

Abridor de garrafas; saca-rolha; pegador de gelo; balde de gelo; suporte para vinhos; copos para licor; kit para caipirinha; copos para cerveja; copos diversos; coqueteleira; porta-copos; colher para coquetel; colher de cabo longo; tábuas para frios; garfos para petiscos; moedor de pimenta; moedor de gelo; misturador de bebidas; faquinha de serra; faquinha de patês; espremedor de limão; coador; saleiro; porta-guardanapos; livros de receitas; cerveja;vinhos; licores; whisky; champagne...

E, para finalizar...

Lembrancinhas:
Há uma variedade imensa de opções. O legal mesmo é presentear os convidados com alguma coisa relacionada ao tema. Pode ser coqueteleiras com os nomes dos noivos e mini-caixas de bombons, ou até mesmo chocolatinhos em formato de colher de pau ou tábua de carne. Outra ideia muito graciosa são as mini-garrafas de chocolate como estas da imagem abaixo:



Sabe qual o jeito mais fácil de você começar a montar o chá de cozinha?
Definindo um tema.
Uma tarde no jardim; uma tarde em rosa; luxo e glamour; o amor é doce; algum país que tenha a ver com os noivos (tipo se eles forem de ascendência japonesa); verão; Las Vegas (boa pra chá bar!) e assim vai...

Converse com a noiva. Pensem em algo que vai ser diferente do casamento (por exemplo, as cores da decoração). É a chance de usar o que não deu pra encaixar na cerimônia.

Vamos brincar aqui?
"Criando um chá de cozinha!"

Vamos fingir que sou madrinha (de novo?) e minha amiga noiva terá um casamento simples, num lugar aberto, monocromático, focado mais no romantismo e significados, do que no luxo e coisas caras.

Huuuuuuum...
Eu faria tudo colorido e cheio de glamour, exatamente o oposto da cerimônia.
Já assistiram o filme Maria Antonieta, com a Kirsten Dunst?
Esse seria o tema!
Cor, muitos e muitos doces, plumas, leques e França, mon amour!

O convite
Eu usaria um papel rosa, com uma pluma presa. Ou um desenho da Torre Eiffel.

Horário
Como eu estou pensando em encher todo mundo de doce, faria no meio da tarde (depois que todo mundo tivesse almoçado). Lá pelas 15h de um sábado.

Presentes
Em todo chá, quem decide os presentes é a noiva.
Ela que vai dizer o que precisa.
São duas opções:
- se for aquelas coisas fáceis de achar (balde, vassoura, pregador, blebleble), pode ir no convite (no bom e velho papelzinho anexado). Mas como esse chá é phynno, vamos escrever direto no convite, sem o durex. =P
- se for alguma coisa mais específica, a noiva pode fazer a lista numa loja e avisar as convidadas.
Importante: é um chá de cozinha, não é pra dar presente caro! Estamos em uma tarde de meninas, presenteando a noiva com coisinhas úteis para a casa, não com eletrodomésticos ou móveis.

Brincadeiras
Já falei que não sou muito fã dessas coisas, né? Acho suuuuper constrangedor e ultrapassado pintar a noiva, fazer a dancinha da garrafa e tudo o mais.
Nessa festa que estamos criando, eu faria:
- um jogo de perguntas e respostas. As convidadas fazem perguntas sobre a casa ou sobre o casamento, e a noiva responde;

- depoimentos das amigas sobre a noiva (já fui em um, que cada convidada pegou um pedaço de linha de costura, do tamanho que queria. Depois, elas tinham que enrolar essa linha no dedo enquanto iam falando da noiva. Foi divertido pq ninguém sabia pra que servia a linha, então teve gente que pegou metros e não sabiam mais o que falar e outras que pegaram um pedacinho e queriam falar mais);

- "eu nunca" (galera geralmente faz isso com bebida, mas como não quero ninguém dando vexame na festa, vou fazer com doces! =P). As convidadas se reúnem, cada uma com um punhado igual de balas (jujubas é uma boa!). Cada pessoa vai falar uma frase que nunca fez, exemplo: "eu nunca fiquei de castigo!". Todas que JÁ ficaram de castigo, vão ter que comer uma bala. "Eu nunca namorei um homem mais velho!", todas que JÁ fizeram isso, vão ter que comer outra bala. E assim vai até todas contarem algo que nunca fizeram. Ganha a brincadeira quem tiver mais balas. Você pode preparar um prêmio pra vencedora: um dvd; uma caixa de bombons; uma caixa de sabonetes artesanais etc, etc.

Música
Ninguém vai ficar dançando. Eu deixaria um monte de músicas francesas de fundo, ao estilo de música ambiente. Edit Piaf, Céline Dion, Carla Bruni (ééé, gente. Antes de ser primeira dama ela cantava!).

Comidas e decoração
Nesse caso que estamos inventando, eu não vejo a necessidade de servir.
Deixaria os doces em uma mesa grande e colocaria flores e laços espalhados pela sala.
Tudo bem colorido e saboroso!
Só deixaria as bebidas mais dispostas pelo ambiente, em mesas de apoio próximo de onde as convidadas estão sentadas.




Lembrancinhas:

Leques


Comentários

  1. Olá,muito prazer!

    Cheguei aqui através do blog Dia-a-Dia da Wal e gostei muito do seu blog.Parabéns pelo trabalho!

    Amei as receitas vegetarianas e os PAPS tão bem explicados!!

    Voltarei sempre,

    Paulinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira