Como precificar um bolo?


O primeiro passo é saber o seu custo. Para tanto, anote cada ingrediente usado na receita, a quantidade e o preço pago no mercado.

Eu utilizo o Excel, que é um aplicativo fácil de usar e específico para fazer planilhas.


Com isso, vc deve somar o preço de todos os ingredientes que você gastou, acrescentar um valor pelo custo do gás e da luz gastos ao longo da elaboração do bolo. Pode ser algo em torno de R$1,00 ou R$2,00.

Depois, utilizando a planilha que eu tenho na coluna lateral do meu blog, de tamanho de bolo e quantidade de fatias, vc calcula a quantidade de fatias que sou bolo terá. Considerando uma forma normal, onde cabe uma receita de bolo, teremos umas 15 fatias.

Depois disso vc deve considerar os demais ingredientes, caso o seu bolo seja recheado ou depois confeitado. Cada ingrediente deverá ser acrescido na planilha, pelo seu custo proporcional à quantidade utilizada e depois, o valor total dividido pelo número de fatias.


Pronto, você terá o custo do seu bolo. Quanto ao lucro, dizem que a gente somente começa a ganhar dinheiro mesmo quando multiplicamos o valor do custo por 4. Mas essa parte fica critério de cada um e deve ser adequado a sua clientela.

Mas o mais importante de tudo: o seu bolo deve ser gostoso e bem feito, para que aqueles que comprem gostem e sempre comprem denovo!

Boa sorte e bons doces a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira