Postagens

Mostrando postagens de Março 9, 2012

Tabela nutricional

Imagem

Intolerantes à lactose e celíacos na Páscoa

Imagem
Para quem não sabe, celíaco é a pessoa que possui intolerância aoglúten, ou seja, um tipo de alergia a um dos componentes proteicos do trigo, que também está presente no leite. Já quem tem intolerância a lactose não consegue digerir este tipo de açúcar encontrado no leite e em todos os seus derivados, inclusive no chocolate.
Fiz uma pesquisa e descobri que há uma luz no fim do túnel para quem apresenta esses problemas. Em Curitiba, existe uma loja chamada Carob House, que vende o ovo deAlfarroba, que contém 0% de lactose. A Alfarroba é o extrato de um fruto que possui cheiro e sabor muito semelhante ao do chocolate "normal", e se você está pensando que este ovo especial custa fortunas, se enganou, um ovo de 210 gramas custa em torno de 20 reais. Tá certo, não é uma bagatela, mas para agradar anamorada ou alguma criança com intolerância a lactose ou para os celíacos, vale a pena!
Para adquirir algum dos produtos de Alfarroba você deve entrar em contato com a Carob House, atravé…

Biscoitos de alfarroba

Imagem
A alfarroba, é designada por "chocolate saudável" por ter um baixo teor de gordura!

- Não contém: cacau (cafeína e teobromina), gluten, açúcar e lactose.
- Baixo teor calórico
- Alta quantidade de fibras Naturais

A receita é super simples, fácil e rápida:

1 1/2 chávena de farinha de trigo com fermento
1/2 chávena de farinha de alfarroba
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de azeite
3 colheres de sopa de leite
1/2 limão (sumo e raspa)
canela quanto basta

Misturem todos os ingredientes, deixando ficar a massa não muito dura. Depois, com a ajuda de um pouco de farinha façam uns biscoitos que podem ser redondos ou ter a forma de uma ferradura. Coloquem-nos num tabuleiro polvilhado de farinha e levem ao forno por 15 minutos a 200 graus, e.... toca a comer. Convém deixar arrefecer (esfriar) primeiro, para não queimarem a língua!!

Podendo acompanhar com um Licor de Alfarroba!!

fonte: http://acuadoiro.blogspot.com

Chocolates de soja, cupuaçu e alfarroba

Imagem
Cacau e cupuaçu são "primos"

Desde o século 19, quando um suíço o misturou pela primeira vez ao leite, o cacau é quase um sinônimo do chocolate. Originalmente, o chocolate é uma mistura sólida de massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, lecitina e aromatizantes. O chocolate ao leite contém ainda gordura e proteína do leite e lactose. Atualmente, no entanto, mesmo sendo o ingrediente principal desta iguaria praticamente irresistível, o cacau começa a ter concorrentes no mercado. Menos gordurosos e com maior valor nutricional, o cupuaçu, a alfarroba e a soja são os ingredientes modernos para a produção de chocolates que atendem às pessoas com restrições alimentares e também àqueles que buscam uma alimentação mais saudável. Dentre os concorrentes do cacau, o cupuaçu é o mais parecido com ele, pois é da mesma família, a Theobroma. Ambos são originários da bacia amazônica e adequados ao clima quente e úmido. Segundo a especialista Suzana Lannes, da Faculdade de Ciências Farmacêuti…