Postagens

Mostrando postagens de Abril 26, 2012

Como servir os brotos

Imagem
Transfira os brotos colhidos para uma vasilha funda, com água. Agite a água e os brotos vigorosamente com as mãos. Os brotos que oferecem cascas deverão soltá-las em grande parte. A agitação da água também permite limpar os resíduos metabólicos (açúcares) das superfícies dos brotos, o que evita a formação de gases no seu organismo.

Os sabores dos brotos não são primores para satisfazer nenhum gourmet, mas eles são tão saudáveis que uma dieta à base de brotos pode melhorar e muito a sua saúde. Portanto, experimente cada um em separado e veja quais as misturas que você mais gosta.

Se você ainda não está acostumado(a) aos sabores dos brotos, enriqueça a comida do dia a dia ou a salada. Alguns têm gostos mais picantes, outros mais amenos.

Experimente misturá-los ao Tofú (queijo de soja) com azeite de oliva e orégano (esfregue este entre as mãos antes de jogar sobre a comida).

Se você gosta de um toque doce, experimente cortar cubos pequenos de maçãs (sem casca e sem sementes) e misture com uv…

Faça em casa seu broto germinado!

Imagem
Depois de um longo período ibernando (364 dias exatamente), cá estou eu de volta com um novo artigo.

1 - Introdução

As sementes são verdadeiros acumuladores biológicos de energia, sob a forma de energia nutritiva e alimentar.

SEMENTES + ÁGUA: basta isso para que você aproveite o máximo de energia vital acumulada que será liverada nos brotos, essa energia é usada para estimular todos os processos biológicos de reprodução celular da planta. Assim, se nos alimentarmos desses brotos germinados, estaremos utilizado dessas reservas de energia nutritiva, que nunca irão reaparecer em concentração semelhante na vida posterior de uma planta.

2 - Vantagens do cultivo e consumo de brotos:

Enumero aqui algumas das vantagens de se cultivar e consumir brotos.

Primeira: aumento da quantidade de vitaminas e sais minerais, com a consequencia baixa do teor de amidos e óleos, "digeridos" durante o silencioso milagre da germinação;

Segunda: o sabor, ... seja ele picante (dos brotos de mostarda, agrião …

Como produzir composto orgânico através da compostagem?

Imagem
Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a destinação do lixo. Todos nós podemos contribuir para minimizar esse problema, separando o lixo para reciclar. Existe, porém, uma parte dos resíduos que não é passível de reciclagem. Trata-se do lixo orgânico: cascas de frutas e ovos, restos de verduras, borra de café, ossos de frango, folhas, grama cortada, etc. O lixo orgânico é rico em nitrogênio e outros elementos essenciais para os vegetais. Ele pode ser reciclado através de um processo de fermentação chamadocompostagem, o qual o transforma em um rico adubo (composto orgânico) para trazer mais saúde e beleza às plantas de sua casa. Escolhendo uma composteira Para fazer o composto orgânico caseiro você vai precisar de uma composteira. Como composteira podemos utilizar vários tipos de recipientes, o essencial é que sejam grandes, bem ventilados e com aberturas para o escoamento da água. Podem ser utilizados: tambores usados de ferrotanques feitos de tijolosgrandes caixas de madeira o…