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Mostrando postagens de Janeiro, 2013

Lista de Plantas Contra Indicadas na Gestação e Lactação

Nome botânicoNome comumRestriçãoMotivoAloe veraBabosaGestaçãoHemorragia e abortoAnemopaegma sp  CatuabaGestaçãoAbortoAngelica archangelicaAngelica européia GestaçãoHemorragia e abortoAristolochia spJarrinhaGestaçãoContrações e abortoArnica montanaArnicaGestação AmamentaçãoHemorragia e aborto Vômitos e cólicasArtemisia absinthiumLosnaGestação AmamentaçãoContrações e aborto Cólicas e convulsõesCassia sennaeSeneGestação AmamentaçãoContrações e aborto Diarréia no lactenteCassia toraMata pastoGestaçãoContrações e abortoChenopodium ambrosioidesErva de Stª MariaGestação AmamentaçãoContrações e aborto Vômitos e torporCinnamomum cassiaCanelaGestaçãoPIGCoix lacrima-jobiLágrimas de N. SªGestaçãoContraçõesCommiphora myrrhaMirraGestaçãoHemorragia e abortoCopaifera spCopaíbaGestação AmamentaçãoTeratogenicidade (?) Cólicas e diarréiaCynara escolimusAlcachofraAmamentaçãoRedução do leiteDatura estramoniumTrombetaGestaçãoAbortoDianthus superbusCravo dos jardinsGestaçãoAbortoElephantopus scaberErva gros…

Alimentos industrializados: Corantes, espessantes, gordura trans e outros produtos faz mal a SAÚDE

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Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, ciclamato de sódio, aspartame, conservante antimofo. Você sabe o que está colocando no seu prato quando consome produtos industrializados que contêm esse bando de ingredientes e qual a relação deles com sua saúde? A maioria das pessoas, não. Devido à sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos — afinal, o único trabalho que se tem é o de abrir a embalagem e colocá-la, geralmente, no forno de microondas. Definitivamente, os industrializados vieram para ficar, pois representam uma solução confortável para a vida corrida de um mundo cada vez mais globalizado. Esses alimentos, entretanto, podem ser uma verdadeira armadilha para a saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente, segundo o nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente da Academia …

Experiências de química

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Margarina x Manteiga.

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Margarinas e manteigas se diferem em muitos aspectos, a começar pela aparência, a manteiga é mais amarelada do que a margarina. Mas a diferença que queremos destacar neste contexto não é possível de ser visualizada a olho nu, é com relação ao tipo de cadeia carbônica que constitui estes alimentos. Tanto as margarinas quanto as manteigas são compostas por cadeias de hidrocarbonetos, a diferença está na saturação destas cadeias. 

Primeiro uma definição: 

Cadeia saturada: Cadeias com ligações simples entre carbonos.

Cadeia insaturada: Cadeias com ligações duplas entre carbonos. 
As cadeias saturadas se fazem presentes nas manteigas e as insaturadas nas margarinas. 

E qual a relação da cadeia saturada ou insaturada com a saúde? Este é justamente o ponto que queremos enfocar. Pesquisas mostram que compostos saturados se acumulam no organismo, e com o passar do tempo não conseguimos realizar o metabolismo de saturados. Este acúmulo pode originar em muitos males. 

A hidrogenação parcial de óleos v…

Alimentos e suas vitaminas

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Alimentos com magnésio: Frutas e hortaliças: abacate, banana, folha de beterraba, beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, figo (seco), uva passa, algas marinhas, soja, espinafres, couve.Grãos e derivados: (mais de 80% do Mg é perdido com a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos). Cevada, granola, aveia (grãos inteiros), farelo aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral, cereais instantâneos ricos em fibras (ex. All Bran).Nozes e sementes: * nozes e sementes secas fornecem mais Mg do que as torradas. Sementes de abóbora, girassol, gergelim. Amêndoas, castanhas, amendoim, pistáchios, soja, nozes.Outros alimentos: melaço, manteiga de amendoim, produtos de soja (molho, farinha, tofu) camarão, ostra, fermento, leite em pó.
Para manter uma vida saudável e um bom funcio…