sábado, 23 de julho de 2011

Dicas Importantes para uma Alimentação Saudável


Não saia de casa sem o café da manhã. Ele é a principal refeição do dia.
Tenha um cardápio variado e equilibrado.

Comece sua refeição (almoço e jantar) pela salada crua, pois os vegetais possuem fibras, que nos deixam a sensação de satisfeitos.
Lembre que seu estômago não tem dentes por isso mastigue muito bem os alimentos. Dê tempo ao seu organismo para melhor aproveitamento dos nutrientes e para que você possa desenvolver o seu paladar; repouse os talheres entre uma garfada e outra.
Dê preferência para alimentos com baixas calorias.
Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces.
É muito importante uma boa hidratação do organismo. Beba bastante líquido, principalmente água todos os dias. A água em si não faz com que a pessoa perca peso, mas dá condições para que o organismo metabolize melhor todos os nutrientes, além de hidratar a pele, melhorar o funcionamento intestinal e beneficiar a filtração renal.
Evite gorduras, frios e embutidos feitos com carne de porco. Utilize sempre carnes magras de boi, aves e peixes.
Evite excesso de açúcares.
Prefira alimentos cozidos, assados sem adição de gorduras e os grelhados.
Substitua o consumo de refrigerantes por suco de frutas frescas
É importante realizar de 4 a 5 refeições por dia. Ou seja, estipule horários adequados para as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e mantenha pequenos lanches nos intervalos.
Saltar refeições pode levar a um descontrole da fome, que resulta freqüentemente em ingestão exagerada na refeição seguinte. Além disso você pode diminuir o nível de açúcar no sangue e passar mal.
Evite ficar sem se alimentar por mais de 4 horas.
Coma frutas, verduras e legumes diariamente. É importante pelo menos 5 porções diárias entre estes grupos. Dê preferência para alimentos crus e frescos. Prefira as frutas e verduras da época; Evite líquidos durante as refeições, isto contribui para a distensão mecânica do estômago.
Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis. Assim você se protege do risco de um ataque surpresa na hora de fome.
Nos finais de semana, prepare lanches naturais com verduras (alface, agrião), legumes (tomate, pepino, beterraba, cenoura), atum ou frango desfiado, queijo branco ou ricota ou cottage, para variar sua alimentação.
Procure fazer exercícios regularmente, adequados à sua idade e condicionamento físico.
Não fume.
Evite bebida alcoólica
Comer muito a noite engorda, atrapalha o sono e sobrecarrega o coração. Portanto, o jantar deve ser servido pelo menos três horas antes de dormir e conter alimentos leves.
As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e, além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome.
Quando ingerir um alimento rico em sal, gordura ou açúcar, escolha outros alimentos que sejam pobres nesses componentes, de modo a não ultrapassar as recomendações nutricionais diárias. Nunca tome suplementos alimentares sem a indicação de um especialista.
Não entre nesses regimes agressivos de menos de mil calorias ao dia. Quando você restringe a quantidade de calorias, o organismo passa a gastar menos. E aí, quando você parar a dieta, volta a engordar.
Não faça essas dietas em que são liberados um só tipo de alimento. Nenhum alimento sozinho fornece todos os nutrientes que o organismo necessita. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel