quarta-feira, 6 de julho de 2011

GOYA CHANPURU


GOYA CHANPURU
Prato típico da região de Okinawa, o goya chanpuru representa um exemplo da influência chinesa bem como a de povos do sudeste asiático na culinária da região, a qual ocorreu por volta do século V. O Goya (melão-de-são-caetano) é rico em vitamina C e combinado com o Tofu forma um prato muito saudável.

ETIMOLOGIA

Goya = Melão-de-são-caetano 
Chanpuru = campur (de origem indonésia, significa fritura com vários ingredientes)

INGREDIENTES

2 (400 g) melões-de-são-caetano (Goya)
1 bloco de 300 g de Tofu mais resistente
(momen dofu)
2 ovos (tamago)
Óleo para salada (sarada abura)
Sal (Shio)
Molho de soja (Shoyu

MODO DE PREPARO

Antes de começar o preparo desta receita, é necessário que se tire o excesso de água do Tofu. Para isso, enbrulhe o tofu em uma toalha de pano colocando algo pesado em cima, formando uma espécie de prensa (não muito forte, é claro, para não esmagar o tofu). Pode-se utilizar uma forma de bolo com 4 ou 5 pratos de cerâmica dentro para servir como prensa. Deixe escorrendo por aproximadamente 2 horas.
Após esse período, corte os Tofus (já sem o excesso de água) em quadrados relativamente grandes e frite-os em óleo para salada ou azeite. Acrescente sal a gosto e, depois de fritos, reserve.
Em seguida, retire as pontas dos melões e parta-os ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes usando uma colher de sopa. A seguir, corte-os em fatias finas e acrescente o sal (que tem como função amaciar o melão). Assim que os melões estiverem macios, remova o sal enxaguando-os bem.
Frite-os em uma frigideira por um bom tempo. Quanto maior o tempo de fritura, menor o gosto amargo.
Logo após, refogue os melões e o Tofu e acrescente os ovos batidos (como se fosse fazer um omelete). Faça um mexido com os ovos, melões e Tofu, acrescentando Shoyu.
Retire-os do fogo e sirva.
Rendimento:4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Berço para bonecas

Reciclado de rolo de papel